Unimontes amplia ações e o número de bolsistas no programa de incentivo à docência

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está ampliando as ações do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). A perspectiva é que, em 2012, a quantidade de bolsistas aumente de 359 para mais de 600, com o número de escolas públicas envolvidas passando de 22 para 36.
Os números e as principais realizações do programa foram apresentados durante o Encontro Institucional do Pibid, nesta sexta-feira (10), no do campus-sede, presidido pelo reitor João dos Reis Canela. Coordenadores, professores e alunos-bolsistas participaram do evento. Além de palestras, depoimentos e relatos de experiências, houve uma exposição de pôsteres sobre as atividades desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas de ensino fundamental atendidas no Programa de Incentivo à Docência.

- Através do Pibid, a universidade cumpre um papel indissociável de suas ações, que é a descoberta de novos talentos, disse o reitor.
A pró-reitora de Ensino Anete Marília Pereira também enalteceu os avanços do Pibid e a importância das ações para que os acadêmicos dos cursos de graduação tenham a prática da docência.

-Ao participar do Pibid, os alunos dos nossos cursos têm uma visão clara do compromisso social do professor, observou a pró-reitora. Segundo ela, a meta da Unimontes é atingir mil bolsistas no programa.

Como funciona
Participam do Pibid estudantes dos cursos de todas as licenciaturas da Unimontes, das áreas de Letras/Português, Letras/Espanhol, Pedagogia, Artes Visuais, Artes/Música, Ciências da Religião, Biologia e Química. Acompanhados por coordenadores e supervisores, eles desenvolvem as experiências junto às escolas públicas de ensino fundamental, consideradas como locais privilegiados para a produção de conhecimento, cultura e formação inicial e continuada de professores.

Subprojetos
O programa beneficia acadêmicos/bolsistas dos cursos de licenciatura dos campi de Montes Claros, Almenara, Brasília de Minas, Janaúba, São Francisco, Espinosa, Bocaiúva e Unaí, além do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes – educação a distância) em Francisco Sá.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe