Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Unimontes amplia ações e o número de bolsistas no programa de incentivo à docência

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está ampliando as ações do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). A perspectiva é que, em 2012, a quantidade de bolsistas aumente de 359 para mais de 600, com o número de escolas públicas envolvidas passando de 22 para 36.
Os números e as principais realizações do programa foram apresentados durante o Encontro Institucional do Pibid, nesta sexta-feira (10), no do campus-sede, presidido pelo reitor João dos Reis Canela. Coordenadores, professores e alunos-bolsistas participaram do evento. Além de palestras, depoimentos e relatos de experiências, houve uma exposição de pôsteres sobre as atividades desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas de ensino fundamental atendidas no Programa de Incentivo à Docência.

- Através do Pibid, a universidade cumpre um papel indissociável de suas ações, que é a descoberta de novos talentos, disse o reitor.
A pró-reitora de Ensino Anete Marília Pereira também enalteceu os avanços do Pibid e a importância das ações para que os acadêmicos dos cursos de graduação tenham a prática da docência.

-Ao participar do Pibid, os alunos dos nossos cursos têm uma visão clara do compromisso social do professor, observou a pró-reitora. Segundo ela, a meta da Unimontes é atingir mil bolsistas no programa.

Como funciona
Participam do Pibid estudantes dos cursos de todas as licenciaturas da Unimontes, das áreas de Letras/Português, Letras/Espanhol, Pedagogia, Artes Visuais, Artes/Música, Ciências da Religião, Biologia e Química. Acompanhados por coordenadores e supervisores, eles desenvolvem as experiências junto às escolas públicas de ensino fundamental, consideradas como locais privilegiados para a produção de conhecimento, cultura e formação inicial e continuada de professores.

Subprojetos
O programa beneficia acadêmicos/bolsistas dos cursos de licenciatura dos campi de Montes Claros, Almenara, Brasília de Minas, Janaúba, São Francisco, Espinosa, Bocaiúva e Unaí, além do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unimontes – educação a distância) em Francisco Sá.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo