Minas Gerais abre 115 mil vagas para cursos de qualificação profissional

Luis Guilherme tem 18 anos e já coloca a mão na massa. O estudante começou este ano a fazer um curso profissionalizante de usinagem mecânica, que tem a duração de um ano. O jovem pretende continuar no trabalho, estudar engenharia e se manter na área.

Ele é um dos dos mil alunos que fazem cursos técnicos e profissionalizantes na unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Ipatinga. Lá, há 57 turmas que vão se formar em diversas áreas. E a procura é intensa. Fator que contribui tanto para os alunos quanto para a região.

De acordo com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, só em Minas Gerais foram abertas cerca de 115 mil vagas para cursos de qualificação profissional. Ainda segundo a secretaria, o objetivo é diminuir a dificuldade do mercado de trabalho de encontrar profissionais qualificados.

Segundo a psicóloga, Shyrllen Christieny, por isso é importante se qualificar. Mas além do objetivo de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, a pessoa precisar saber do que gosta e com o que pretende trabalhar. 'É muito importante que a pessoa se conheça', afirma ela.

Na unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Coronel Fabriciano, vagas para diversos cursos são abertos com frequência. São oportunidades para cursos técnicos e profissionalizantes. Larissa Mafra, consultora de negócios do Senac, explica que o curso técnico é mais aprofundado que o profissionalizante. O técnico tem uma carga horária de 1200 horas aproximadamente. Já o profissionalizante, são 160 horas.

A procura maior é pelo curso técnico de estética. Atualmente, são 80 alunas que aprendem, na teoria e prática, as técnicas da profissão. Sandra Quirino é uma das estudantes que fazem o curso. Ela conta que é cabeleireira e que queria agregar mais um aprendizado.





Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe