“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

Barragens para o Norte de Minas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf iniciará nos próximos dias a construção de 30 pequenas barragens de acumulação de água em seis municípios do vale do rio São Francisco, localizados na região norte de Minas. Serão beneficiadas cinco comunidades do município de Porteirinha; cinco, de Janaúba; duas, de Capitão Enéas; seis, de Francisco Sá; nove, de Serranópolis de Minas e três, de Jaíba. Para executar essas obras a Codevasf irá investir mais de 1 milhão de reais, com recursos provenientes do programa Água para Todos, instituído pelo Governo Federal com o intuído de promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, para consumo humano e para a produção agrícola.
Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, nos períodos de longas estiagens, fato muito comum no norte de Minas, não existe água nem mesmo para consumo humano na maioria dessas comunidades que serão beneficiadas pela ação do Governo Federal. A solução para a sobrevivência dos moradores dessas localidades é a busca da água em córregos distantes de onde moram. O superintendente afirma que levar água a pequenas comunidades rurais, que enfrentam dificuldades de armazenamento e abastecimento hídrico, é uma das ações do mais alto alcance social que a Codevasf tem promovido em regiões carentes do vale do rio São Francisco, propiciando, assim a melhoria da qualidade de vida dessa população.
De acordo com o projeto de obras, elaborado pela equipe técnica da gerência regional de infraestutrura da Codevasf em Minas Gerais, a capacidade de acumulação da cada uma dessas barragens é de aproximadamente 6.000 m³, tendo como fonte hídrica pequenos cursos d’água intermitentes existentes nas regiões onde serão construídas.
As obras, que têm previsão de conclusão para o final deste ano, irão beneficiar mais de 1.500 pequenos produtores rurais, que terão água o ano inteiro para atender suas necessidades básicas, como consumo humano, animal e também para irrigar pequenas hortas comunitárias, foi o que afirmou o engenheiro civil da Codevasf, Cleber Camargo Montes, um dos responsáveis pelo acompanhamento das obras.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro