Loja de celulares é arrombada no Centro de Janaúba; proprietário lamenta prejuízo e cobra providências

Imagem
A madrugada desta sexta-feira (5) foi marcada por mais um episódio de criminalidade no comércio central de Janaúba. A loja KDP Celulares, localizada na Avenida do Comércio, uma das vias mais movimentadas da cidade, foi arrombada e teve diversos produtos furtados. O proprietário, conhecido como Cabelo, relatou à reportagem estar profundamente entristecido com a situação. Segundo ele, embora vários itens tenham sido levados, o maior prejuízo foi a porta de entrada, que precisou ser totalmente reformada e reestruturada após ser arrombada. — “O transtorno maior não foi nem a perda dos objetos, mas sim a destruição da loja e o estresse de tudo isso. A gente trabalha, paga impostos, tenta manter o negócio em pé, mas não consegue ter segurança nem na avenida mais movimentada de Janaúba, a poucos metros de uma câmera do Olho Vivo”, desabafou. Suspeito identificado, mas bens já não foram recuperados Cabelo contou ainda que conseguiu identificar o possível infrator, um usuário de drogas da regiã...

Barragens para o Norte de Minas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf iniciará nos próximos dias a construção de 30 pequenas barragens de acumulação de água em seis municípios do vale do rio São Francisco, localizados na região norte de Minas. Serão beneficiadas cinco comunidades do município de Porteirinha; cinco, de Janaúba; duas, de Capitão Enéas; seis, de Francisco Sá; nove, de Serranópolis de Minas e três, de Jaíba. Para executar essas obras a Codevasf irá investir mais de 1 milhão de reais, com recursos provenientes do programa Água para Todos, instituído pelo Governo Federal com o intuído de promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, para consumo humano e para a produção agrícola.
Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, nos períodos de longas estiagens, fato muito comum no norte de Minas, não existe água nem mesmo para consumo humano na maioria dessas comunidades que serão beneficiadas pela ação do Governo Federal. A solução para a sobrevivência dos moradores dessas localidades é a busca da água em córregos distantes de onde moram. O superintendente afirma que levar água a pequenas comunidades rurais, que enfrentam dificuldades de armazenamento e abastecimento hídrico, é uma das ações do mais alto alcance social que a Codevasf tem promovido em regiões carentes do vale do rio São Francisco, propiciando, assim a melhoria da qualidade de vida dessa população.
De acordo com o projeto de obras, elaborado pela equipe técnica da gerência regional de infraestutrura da Codevasf em Minas Gerais, a capacidade de acumulação da cada uma dessas barragens é de aproximadamente 6.000 m³, tendo como fonte hídrica pequenos cursos d’água intermitentes existentes nas regiões onde serão construídas.
As obras, que têm previsão de conclusão para o final deste ano, irão beneficiar mais de 1.500 pequenos produtores rurais, que terão água o ano inteiro para atender suas necessidades básicas, como consumo humano, animal e também para irrigar pequenas hortas comunitárias, foi o que afirmou o engenheiro civil da Codevasf, Cleber Camargo Montes, um dos responsáveis pelo acompanhamento das obras.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro