Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Mineiro com raízes em Janaúba busca parentes da família paterna no interior da Bahia


Janaúba (MG) – Em uma jornada marcada por emoção, esperança e saudade, Joaquim Arnaldo Pereira da Silva, de 63 anos, morador de Belo Horizonte, embarcou em uma missão pessoal: encontrar os parentes da família paterna, que ele nunca chegou a conhecer. Nascido em Francisco Sá (MG), Joaquim iniciou na última sexta-feira, 11 de julho, uma viagem à cidade de Livramento de Nossa Senhora, no interior da Bahia, onde seu pai nasceu.

A história de Joaquim tem um elo direto com Janaúba, no Norte de Minas Gerais, cidade onde seu pai, Valdivino Alves da Silva, se estabeleceu ainda jovem e formou sua família. Foi ali que conheceu a mãe de Joaquim e criou os filhos. “Meu pai saiu de Livramento aos 16 anos e foi para Janaúba. Lá ele construiu sua vida e teve 15 filhos — quatro deles já faleceram”, contou.

Mesmo com o passar das décadas, o desejo de encontrar algum membro da família paterna nunca desapareceu. “Desde que me entendo por gente, sonho com esse reencontro. Meu pai teve 11 irmãos. Eu soube de dois deles: Rock Alves da Silva e Ridozino Alves da Silva. Tenho certeza de que existiram, mas não sei o paradeiro nem se estão vivos”, relatou emocionado.

Uma busca por raízes, memórias e identidade
Joaquim nunca esteve antes na terra natal de seu pai. Com a oportunidade em mãos, decidiu viajar até Guanambi (BA), de onde seguiu de carro até Livramento de Nossa Senhora. Durante sua estadia, já visitou cidades vizinhas, como Rio de Contas, conversou com moradores e vasculhou memórias locais, mas ainda não conseguiu informações concretas.

“Fiz muitas perguntas, fui a vários lugares, mas infelizmente não consegui nenhuma pista certa. Meu pai faleceu sem deixar muitos dados e eu nunca conheci meus avós nem nenhum tio, seja por parte de pai ou mãe”, lamenta.

Uma mensagem de reflexão e esperança
Apesar dos desafios da busca, Joaquim mantém a fé e deixa uma mensagem que toca o coração:
“As pessoas não sabem o quanto é importante manter os laços com a família. Buscar essa comunhão é algo precioso. Ainda tenho esse sonho: antes de fechar os olhos, encontrar algum parente e celebrar esse reencontro.”

Como ajudar
Se você tem informações sobre Izaltino Alves da Silva, Maria Alves de Jesus, Rock Alves da Silva ou Ridozino Alves da Silva, ou se é da região de Livramento de Nossa Senhora e conhece essa família, entre em contato com Joaquim:

WhatsApp: (31) 98349-9863

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG