Matias Cardoso se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde: participação popular será fundamental para fortalecer o SUS

Imagem
MATIAS CARDOSO (MG) – No próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o município de Matias Cardoso viverá um momento decisivo para o futuro da saúde pública local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático e participativo que reúne gestores, profissionais de saúde e a população para discutir melhorias e traçar novas estratégias para o setor. O evento será realizado no Serviço de Convivência, ao lado da sede da Prefeitura, com início pela manhã. Todos os moradores estão convidados a participar, levando suas opiniões, sugestões e demandas para contribuir com a construção de uma saúde mais eficaz, democrática e voltada para as necessidades reais da comunidade. Com o lema “Defender e valorizar o SUS, garantir direitos e construir juntos uma Matias Cardoso melhor”, a conferência vai abordar temas como o acesso universal e humanizado aos serviços, fortalecimento da atenção básica, valorização dos profissionais de sa...

Pavimentação entre São João da Ponte e Capitão Enéas tem recurso garantido; projeto de Lei é de autoria do deputado Ricardo Campos (PT)

Deputado Estadual Ricardo Campo (PT)
Analisada pela Comissão de Transporte, a matéria segue agora para o Plenário da ALMG. Foto: Willian Dias

O Projeto de Lei (PL) 328/23, que pretende garantir recursos para a pavimentação da chamada “Estrada da Produção”, já pode seguir para discussão e votação em 2º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposição recebeu o aval da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas nesta terça-feira (12/9/23).

De autoria do deputado Ricardo Campos (PT), o PL 328/23 determina que parte dos recursos da outorga da BR-135 sejam destinados preferencialmente à pavimentação da LMG-631, que liga São João da Ponte a Capitão Enéas, no Norte de Minas.

Para isso, a proposição altera a Lei 23.574, de 2020, que criou o Programa Usuário Ativo: Informação, Segurança e Economia (Uaise), de incentivo à participação dos usuários no fornecimento de informações para o aperfeiçoamento da manutenção da malha rodoviária sob responsabilidade do Estado.

Essa lei estabelece que parte dos recursos da outorga da BR-135 sejam destinados preferencialmente ao asfaltamento do trecho dessa mesma rodovia entre Itacarambi e Manga, também no Norte de Minas. O trecho dessa estrada entre Curvelo e Montes Claros foi concedido à iniciativa privada em 2018.

Em seu parecer, o relator do PL 328/23, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), lembra que o trecho entre Itacarambi e Manga deixou de ser de responsabilidade do Estado, uma vez que foi federalizado. Por isso, ele considerou oportuna a mudança proposta e opinou pela aprovação do projeto em sua forma original.

O deputado Ricardo Campos argumentou que a LMG-631, mais conhecida como Estrada da Produção, é importante para o escoamento da produção agrícola do Norte de Minas Gerais e defendeu a aprovação do PL 328/23 para garantir recursos para as obras de pavimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira