Líder do tráfico de drogas em Janaúba, Porteirinha, Monte Azul, Espinosa e em todo Norte de Minas Gerais é preso em São Paulo

Mesmo foragido e em outro estado, o homem continuava comandando ações criminosas em Minas Gerais.

(Por Clara Mariz,EM) Jefferson Gabriel Martins dos Santos estava na lista de Procurados do Ministério Público de Minas Gerais e foi preso nesta quarta-feira (13/9) em São Paulo. Também conhecido como “Cuinha”, Jefferson é apontado como líder do tráfico de drogas nos municípios de Janaúba, Porteirinha, Monte Azul e Espinosa, todos no Norte de Minas Gerais.

Além de responder a ações penais em trâmite pela prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico, Jefferson Gabriel já havia sido condenado pelos mesmos crimes. Conforme o Ministério Público, mesmo foragido e em outro estado, o homem continuava comandando ações criminosas em Minas.

A prisão foi feita por equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Montes Claros. Durante a abordagem, os militares constataram que o homem usava documentos pessoais falsos. Com a prisão, o MPMG solicitará o seu recambiamento para que responda pelos crimes perante a Justiça Mineira.

Programa Procure-se
A sexta edição do programa Procura-se foi lançada pela Segurança Pública de Minas Gerais no último dia 23 de agosto. Na ocasião, foram divulgados 12 nomes de pessoas consideradas prioritárias para o sistema de Justiça mineiro. A lista de procurados tem homens com mandados de prisão em aberto e com ficha criminal que contém práticas reiteradas de crimes.

Os crimes praticados pelos integrantes da lista extrapolam, inclusive, as fronteiras de Minas Gerais. Entre eles, estão traficantes de drogas com atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e até contrabandistas internacionais. A escolha dos nomes é feita de forma conjunta pela Sejusp, polícias Civil, Militar, Penal, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Veja quem são os criminosos mais procurados em MG:
  • Rogério Soares de Oliveira: é um dos autores do crime que vitimou um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Ilicínea, no Sul de Minas, em 2017.
  • Jacson da Conceição da Silva: lidera uma organização criminosa do tráfico de drogas no bairro Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte.
  • Felipe Augusto Rodrigues Silva: é envolvido com tráfico de drogas em Sete Lagoas, Região Central de Minas Gerais. Também responde por roubo e assassinato de um policial militar, em 2016.
  • Gilcimar da Silva: é procurado por diversos crimes contra o patrimônio, inclusive, roubo a banco. Também tem registro de uso de documento falso (falsidade ideológica).
  • David Benedito Santos Neto: é líder de uma facção criminosa do Rio de Janeiro, atuante em Andrelândia, município no Leste de Minas Gerais. Também é apontado como mandante de um assassinato em Andrelândia, motivado por disputas pelo controle e domínio territorial de pontos de tráfico de drogas.
  • Eberton Sales Morais: integrante de uma facção criminosa com atuação em Três Corações, no Sul de Minas, e também no estado de São Paulo.
  • Eduardo Lourenço Marques: é líder de uma organização criminosa de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira.
  • Roberto Carlos Paranhos: atuante em municípios do Alto Vale do Jequitinhonha. Indivíduo violento, agressivo e perigoso. Tem histórico de enfrentamento às forças policiais, com dois registros de homicídio tentado contra policiais nos anos de 2010 e 2011.
  • Sonny Clay Dutra: traficante internacional de drogas, líder de uma organização criminosa. O grupo criminoso liderado por ele atuou em diversas localidades mineiras, mantendo conexão com outras organizações criminosas também no Paraguai.
  • Wesley Militão da Silva: é líder de uma organização criminosa em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Atua, principalmente, no tráfico de drogas e crimes violentos.
  • Marcelo Jaime Gonçalves: é líder de uma organização criminosa atuante na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
  • Angelo Gonçalves de Miranda Filho: envolvido com tráfico de drogas em Teófilo Otoni, Região do Mucuri, e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos