Januária: tombada como Patrimônio Histórico, segunda igreja mais antiga de Minas Gerais é interditada por causa de rachaduras

Igreja foi construída em 1988 — Foto: Divulgação

(Por Nátila Gomes e Ralph Assé, g1 Grande Minas) A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada no Distrito de Brejo do Amparo, em Januária, no Norte de Minas Gerais, foi interditada após a estrutura apresentar rachaduras.

O local é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual pela sua importância cultural através do Decreto Nº 29.399, de 21 de abril de 1989, e está sob responsabilidade do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA. Segundo o instituto, a igreja é a segunda mais antiga de Minas Gerais e foi construída no século XVII, em 1688.

O administrador diocesano da Diocese de Januária, Padre Natelson Alkmim Coutinho, explicou que a decisão foi tomada como forma preventiva.

“Foi uma medida interna que tomamos por precaução após percebermos algumas rachaduras na fachada da igreja, em partes da área interna próxima à escada e também em outros ambientes. Fizemos essa intervenção há cerca de 15 dias, e como a Semana Santa estava se aproximando, e o número de visitas aumenta, achamos prudente suspender a entrada dos fiéis até a visita técnica do IEPHA”, disse.

Ainda de acordo com o padre, os especialistas do Instituto vão visitar o local na próxima terça-feira (11) e somente após a avaliação, será decidido se a igreja permanecerá vetada para visitantes.

“Esperamos que não seja grave, que uma intervenção simples possa resolver, mas enquanto não sabemos a gravidade é importante tomarmos os cuidados, pois não sabemos se a presença dos fieis pode agravar a situação. Foi uma decisão cautelar, e esperamos que seja provisória”, acrescentou.

Sobre a Igreja
A origem da Igreja está ligada a uma das mais antigas rotas de penetração de bandeiras no interior do Brasil. A edificação possui características construtivas da arquitetura baiana com soluções paulistas e está situada no Distrito de Brejo do Amparo, na zona rural de Januária. Foi construída 1688, presumivelmente ligada a construção de uma primeira capela. Os elementos internos apresentam características ornamentais do estilo nacional-português, da primeira fase do barroco em Minas, com pinturas em estilo rococó.

É tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, sob a responsabilidade do IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe