Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Janaúba se lascando todos ao mesmo tempo com a velha história: moradores se cansaram de esperar por solução da prefeitura

Bairro Vereadas, Janaúba final de 2022.

A cidade de Janaúba viveu nos últimos tempos uma ausência muito forte do poder público municipal, e ainda vive, porém com algumas diferenças. A atual administração sabe bem que a publicidade é o sucesso para qualquer negócio, inclusive no setor público.

Para quem não conhece a fundo os problemas da cidade, e só ouve e vê o que é noticiado, fica a impressão que finalmente Janaúba entrou nos trilhos, e que estamos vivendo uma administração municipal perfeita. Com tudo acontecendo e a cidade indo no rumo certo. Mas essa imagem só fica para quem olha de forma superficial, e não conhece a real situação, especialmente das periferias da cidade. Não parece, porém mais de 50% do mandato do atual prefeito de Janaúba, já expiraram. E 2024 é logo ali, e como todos que tem fome de poder a reeleição é uma realidade que o Zenaide vai querer encarar. Com uma oposição fragmentada e fraca, e a máquina na mão, o Zé que inchado de vaidade, dá em Zenaide, vai levar o segundo mandato com facilidade e tranquilidade, que talvez há anos não se vê nas terras gorutubanas.

A certeza é tão grande, que demandas que para eles parecem pequenas, são tratadas como qualquer coisa, ou nem sequer não ouvidas. Como é o caso, entre centenas, dos moradores da Rua Domingos Pereira de Souza, no Bairro Veredas. Este jornalista, moradores, pedidos formais por escrito e falados, praticamente imploraram para que a Prefeitura Municipal de Janaúba executasse o papel que lhe cabe, mas não há sequer previsão. Os moradores desta rua em especial, sofrem assim como vários outros de Janaúba, com a mesma situação todos os anos. No período da seca, a poeira prevalece, afetando a saúde e também o bem estar. Já nas chuvas as casas sofrem com alagamentos, lama, veículos atolando. Quem precisa entrar não consegue, e se alguém precisa sair não consegue, fica ilhado, somente de canoa.

A prefeitura de Janaúba foi comunicada, solicitada, invocada, e assim como centenas de casos que não rendem boas matérias, situações como essa se acumulam por toda parte.
A última tentativa dos moradores é unir forças com o chamado abaixo assinado e pedir socorro para o Ministério Público de Minas Gerais.

E como frase para batizar essa administração fica a dica: "Janaúba se lascando todos ao mesmo tempo com a velha história".











Comentários

  1. Muito descaso da prefeitura pagamos nossos impostos e não temos direto a saneamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira