Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Porteirinha, Bombeiros de Janaúba capturam cobra jararaca de quase 2 metros



Por volta das 17 horas desta quinta-feira, 12 de janeiro, uma equipe do Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba foi acionada para captura de uma serpente no bairro Vila Guará do município de Porteirinha.

No local, foi confirmado se tratar de uma cobra da espécie Jararaca, que se encontrava no quintal da residência, localizada após agitação do cachorro.

Com o uso de gancho de captura de serpente e técnicas adequadas para esse tipo de ocorrência, a guarnição BM efetuou a captura da serpente que media aproximadamente 1,50 metros de comprimento.

Em avaliação, foi observado que o animal não possuía ferimentos, apresentava boa mobilidade, bom aspecto das escamas e com coloração típica da espécie. Considerando a boa vitalidade do réptil, foi transportado e solto em mata nativa de preservação ambiental, próxima à cidade de Porteirinha e distante de residências.

De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil. Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas e provocar complicações de infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira