Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Em Porteirinha, Bombeiros de Janaúba capturam cobra jararaca de quase 2 metros



Por volta das 17 horas desta quinta-feira, 12 de janeiro, uma equipe do Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba foi acionada para captura de uma serpente no bairro Vila Guará do município de Porteirinha.

No local, foi confirmado se tratar de uma cobra da espécie Jararaca, que se encontrava no quintal da residência, localizada após agitação do cachorro.

Com o uso de gancho de captura de serpente e técnicas adequadas para esse tipo de ocorrência, a guarnição BM efetuou a captura da serpente que media aproximadamente 1,50 metros de comprimento.

Em avaliação, foi observado que o animal não possuía ferimentos, apresentava boa mobilidade, bom aspecto das escamas e com coloração típica da espécie. Considerando a boa vitalidade do réptil, foi transportado e solto em mata nativa de preservação ambiental, próxima à cidade de Porteirinha e distante de residências.

De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil. Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas e provocar complicações de infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG