Sobrinho da prefeita de Nova Porteirinha tenta matar ex-esposa; ele se encontra foragido e precisa ser preso por tentativa de feminicídio/homicídio doloso

Dange Antunes Cardoso, 32 anos



Dange Antunes Cardoso, 32 anos, sobrinho da prefeita de Nova Porteirinha, Regina Freitas, no final da manhã deste domingo, 18 de dezembro, por volta das 12:00, atropelou sua ex-companheira na tentativa de ceifar a vida da mesma. O delinquente em seu carro Fiat Pálio ano 2013 placa PDR8F94 empreendeu uma perseguição contra a sua ex iniciando na Ponte Nova em Nova Porteirinha e a mulher em seu desespero em sua moto Honda Biz iniciou uma fuga seguindo pela Beira Rio em Janaúba, e já se aproximando na Ponte Velha ele na terceira tentativa de atropela-la, conseguiu feri-la gravemente, causando fratura exposta, e além dos ferimentos físicos, o homem destruiu a moto da sua ex e outra motocicleta. Vendo o fato consumado, Dange fugiu do local, e voltou para uma residência no bairro Santo Antônio em Janaúba, deixando o carro na porta, e fugindo de moto. A PM aprendeu o veículo, e imagens de segurança das proximidades registraram toda a situação, que é considerada tentativa de feminicídio/homicídio doloso.

Mesmo com a medida protetiva vigente, Dange nunca respeitou a lei, e sua ex-esposa ciente disso solicitou a prisão do ex, mas não houve resposta da Justiça.  

A informação que recebemos com exclusividade, consta que Dange tem um histórico de violência, e que é um homem muito agressivo e possessivo.

Há dois anos que a ex-esposa de Dange vem sendo perseguida e sofrendo ameaças de morte, retaliações e até mesmo teve seus bens danificados pela mente doentia do seu ex. Já teve intimidades expostas na internet por Dange, que além de tentar danificar o carro dela e espalhar fake news contra sua ex, também quebrou o vidro do veículo da ex-esposa no intuito de enforca-la. Mas neste domingo, se aproveitando do entretenimento da final da Copa do Mundo, a insanidade de Dange chegou ao auge, quando de proposito lançou seu veículo contra sua ex. 

Há 3 meses atrás Dange também se envolveu em uma briga na zona rural de Nova Porteirinha, e deu uma facada em um homem por ele ter pedido pra dançar com uma mulher (suposta ficante do agressor). 

Segundo narrativa de uma testemunha, que não quis se identificar, o criminoso já chegou a ameaçar familiares e amigos da vítima e até mesmo os advogados que a representam.

A mulher se encontra neste momento gravemente ferida e hospitalizada. Segundo notícias oficiosas, essa é a segunda tentativa de feminicídio que Dange pratica contra sua ex-esposa.

Neste momento ele esta foragido, e sendo procurado por toda região da Serra Geral pelo efetivo do 51º Batalhão de Polícia Militar. Há informações de que será pedida a prisão deste desiquilibrado. Inclusive a população pode ajudar na captura deste criminoso denunciando pelo 190, e acionando a PM sobre o paradeiro deste homem.

Este criminoso reside atualmente em Nova Porteirinha, e durante dois anos vem perseguindo sua ex de forma sistemática. É preciso fazer justiça agora, antes que ele pratique o feminicídio, que é todo homicídio praticado contra a mulher por razões da condição do gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar, ou por menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Minas Gerais é o estado que tem o maior número de feminicídios no Brasil
Minas Gerais é o estado em que mais mulheres são mortas pelos companheiros ou ex-companheiro no Brasil. O Jornal Hoje mostrou especialistas que analisam os motivos do crescente número de feminicídios e reforçam que além de cumprir a Lei Maria da Penha, é preciso também uma mudança de comportamento.

Em 2021, foram 154 casos, três a mais que em 2020. E até maio deste ano foram 142 registros de feminicídios tentados ou consumados de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado.

“Nós temos uma lei que é uma das melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência, que não é só uma legislação, é uma política pública e muitos dos dispositivos dessa lei não estão sendo implementados ainda hoje. E a lei é de 2006. Parte do Poder Judiciário continua ignorando a lei Maria da Penha”, explica Marlise Matos, coordenadora do Nepem: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher/UFMG.

Segundo a Defensora Pública de Promoção e Direito das Mulheres, isso acontece porque falta a aplicação do artigo 14 da lei: que é a implementação do juizado de violência doméstica e familiar em todos os estados e onde todas as demandas que atravessam as relações familiares deveriam ser processadas e julgadas.

“Na prática, os tribunais de justiça do Brasil não cumprem a lei Maria da Penha, à exceção do estado do Mato Grosso, o estado do Mato Grosso é o único que de fato implementa a competência híbrida. Nos demais estado, os tribunais de justiça organizaram sim os juizados de violência ou então varas especializadas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, porém a competência não se dá de maneira ampla. Isso faz com que a mulher ela tenha que percorrer diversos órgãos judiciais, de maneiras que as decisões possam ser contraditórias umas das outras”, diz Samantha Vilarinho, defensora pública e coordenadora estadual de promoção e defesa dos direitos das mulheres.
E tão importante quanto fortalecer a lei, é entender a causa da violência crescente contra as mulheres. Por isso, durante um ano, a pesquisadora Elizabeth Fleury participou das reuniões que os condenados pela lei Maria da Penha eram obrigados a frequentar.

“31% desses homens, e não é pouca coisa esse percentual, acham que as mulheres devem ser virgens, ao mesmo tempo, eles são a favor de que as mulheres tenham direitos iguais, ao mesmo tempo eles acham que as mulheres devem ter uma carreira, ter trabalho, entendeu? Ao mesmo tempo eles tiveram uma educação onde eles foram introduzidos na sexualidade muito cedo. Esses eram valores que a gente cultuava nos anos 1960, não nos anos 1980 e 1990 quando esses homens foram educados, porque 60% deles têm menos de 40 anos”, conta Elizabeth Fleury, doutora em sociologia e pesquisadora da Fiocruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe