Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Em Paracatu, moradores evacuam região depois que sirenes de barragem serem acionadas acidentalmente



Moradores da região de Morro Agudo, em Paracatu, no Noroeste de Minas, assustaram-se na noite desta quinta-feira (30) com o acionamento das sirenes de emergência da barragem 3 da mineradora Nexa. O episódio foi registrado por volta das 20h, segundo o Corpo de Bombeiros.

Conforme informações da corporação, a população foi orientada a deixar as residências e deslocar até os pontos de encontro definidos. Alguns moradores acionaram os militares para auxílio na retirada de pessoas com dificuldade de locomoção.

Após vistoria nas estruturas da barragem, os bombeiros, além da equipe da Defesa Civil, não encontraram nenhum deslocamento de massa ou fissura aparente.

Em nota, a Nexa informou que o acionamento foi não intencional. A empresa lamentou o ocorrido e disse estar averiguando as causas do incidente. “Todas as barragens estão seguras e foram vistoriadas recentemente pelos órgãos reguladores e pela consultoria externa especializada que atestaram as suas estabilidades”, diz o texto.

Caso parecido
Em maio de 2021, uma situação semelhante foi registrada também em Paracatu. Na ocasião, os sistemas de emergência da barragem Eustáquio, da mineradora Kinross, foram disparados, por uma “falha no sistema”, como apontou a empresa. O sinal sonoro ficou acionado por 19 minutos na Comunidade do Cunha, na zona rural da cidade.

Assustados, os moradores tiveram que deixar suas residências às pressas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga