Janaúba: Copasa a destruidora de calçamentos afirma que esta retomando recomposição de vias da cidade Gorutubana



(Por Márcia Vieira, O Norte) Responsável pelo serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Janaúba, a Copasa iniciou uma força-tarefa para agilizar o recapeamento do asfalto em diversas ruas da cidade. De acordo com a concessionária, já foram recuperados cerca de 4.000 m² de pavimentos em diversos pontos do município. Os serviços haviam sido paralisados em virtude das chuvas desde o fim do ano passado.

“Esse tipo de serviço é executado durante todo o ano, mas as fortes chuvas que caíram no município impactaram a atuação das equipes e, por isso, houve uma pausa nas intervenções. Agora, com o período de estiagem das últimas semanas, intensificamos os trabalhos para incrementar a prestação de serviços voltados para Janaúba e região”, destaca o gerente Regional Janaúba (GRJB), Herlen Cardoso.

Ainda de acordo com a Copasa, a proposta é ampliar a distribuição de água potável 24 horas por dia. Para isso, está realizando a substituição das redes de abastecimento de água na área central de Janaúba. São investidos cerca de R$ 200 mil e o benefício atinge 10 mil pessoas, por meio da troca de 9.945 metros de redes e a transferência de 1.139 ligações domiciliares.

Já a ampliação do sistema de esgotamento sanitário envolve cerca de 4 mil beneficiados em 1500 imóveis nos bairros Santa Cruz, Santo Antônio, Planalto I e II e Dente Grande. Para este serviço a previsão de investimento é de R$ 3, 965 milhões, com previsão de término no segundo semestre deste ano.

QUESTIONAMENTO
O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes, alega que falta comprometimento da Copasa. “A empresa está investindo na finalização das obras. Abre valas e valetas, interfere no trânsito, destrói a pavimentação e o serviço sem programação e com qualidade questionável, prejudica a mobilidade da população. A prefeitura avalia que 80% dos problemas de pista de rolamento da cidade é decorrente de má execução do serviço”, diz ele. “Não é difícil encontrar na cidade afundamentos e outras irregularidades nas ruas devido ao péssimo serviço prestado pela Copasa e suas terceirizadas”, reforça o prefeito.

Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal aprovou a Projeto de Alteração da Lei Complementar 18/2021, acrescentando um dispositivo a lei 2.315/2029. Pela proposta, a concessionária precisa pedir autorização prévia para executar qualquer reparação ou manutenção nas vias públicas. A empresa que atua em Janaúba desde 1971 com o abastecimento e desde 2006 com o tratamento de esgoto, poderá ser multada ou até perder a concessão do serviço, caso não cumpra as regras.

Para o prefeito José Aparecido, o projeto vai disciplinar as intervenções de concessionárias em serviços públicos e minimizar o impacto que tais serviços possam trazer à população. A reparação das vias e logradouros públicos deverá ser feita no máximo 48 horas após a obra ou serviço de manutenção.

Em nota a Copasa informou que as tratativas para o cumprimento da referida lei estão sendo realizadas entre a Prefeitura de Janaúba e a companhia. Disse ainda que as obras e os serviços executados atualmente estão em conformidade com a deliberação do município.

A companhia afirmou ainda que as intervenções para recomposição de pavimentos nas vias públicas são realizadas após o término de obras e manutenções nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de responsabilidade da Copasa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos