“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

São Francisco: rio da cidade pode transbordar, alerta Prefeitura



(Por Jonas Martins, WebTerra) A Prefeitura Municipal de São Francisco, Norte de Minas, emitiu, na tarde desta terça-feira (11), um alerta a população sobre a possibilidade de transbordo do rio.

Conforme a Defesa Civil, diante das longas e continuadas chuvas que vem atingindo o município, e com abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a partir de quarta (12), informada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), há iminência de alagamentos e inundações na cidade.

O nível do rio São Francisco subiu bastante, estando acima do considerado normal. Famílias ribeirinhas foram retiradas de suas casas após a elevação das águas. Cerca de 50 famílias já deixaram suas residências e estão sendo abrigadas por parentes. Elas viviam nas comunidades de Recanto da Tapera, Assentamento São Francisco e Ilha das Porteiras.

Sobre a usina, O Web Terra publicou, na manhã desta terça, que, na bacia do rio São Francisco, foram observadas vazões elevadas em diversos afluentes, como o rio Pará, rio Paraopeba e rio das Velhas, em decorrência do volume significativo de chuvas na região.

Este aumento de vazões nos afluentes, que alimentam o reservatório, resultou em um expressivo ganho em seu armazenamento, em curto período. De forma a controlar a subida de nível da represa, a Cemig informou que será necessário iniciar o vertimento pelas comportas da barragem.

Tal decisão da companhia se tornou mais um fator para São Francisco ficar em alerta. De acordo a Defesa Civil do município, a cidade possui um plano de contingência. Caso o rio transborde, além da área rural, a zona urbana também pode ser atingida, afetando cerca de 300 pessoas.

Em conjunto com a Secretaria de Obras da cidade, está sendo feito o monitoramento das áreas de risco. Escolas foram equipadas e a população é aconselhada a evitar áreas de risco e procurar abrigo em locais seguros, como em casas de parentes.

Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com o telefone celular (38) 9 9244-0283.

Previsão do Tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para São Francisco é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, até o fim desta terça.

Na manhã de quarta, está previsto muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro