Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Projeto Jaíba apresenta a CODEVASF rota da fruticultura



(Por Christine Antonini) A Rota da Fruticultura Ride-DF, responsável pela criação, gestão e implantação de um novo polo frutícola no Brasil, na Região Integrada de Desenvolvimento do DF, composta pelo Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais, fará importante visita técnica no Polo de Fruticultura do norte de Minas Gerais, mais especificamente em Jaíba, nas áreas irrigadas do Perímetro de Irrigação Jaíba, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasaf). Durante os dois dias de presenças no norte de Minas os visitantes irão ver de perto a produção, beneficiamento, gestão e comercialização de frutas, infraestrutura de irrigação, entre outros.

O objetivo é apresentar a produção no Vale do São Francisco mineiro e o profissionalismo no cultivo de banana, uva, manga e outras variedades a uma comitiva de 45 pessoas do DF, Goiás e Minas Gerais, integradas por produtores rurais, presidentes de cooperativas e associações, técnicos do Senar, Emater e Embrapa, além do convite e autoridades do âmbito federal, estadual e municipais.

Marco Câmara, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, vê nessa vista uma grande chance de interação e boas parcerias em favor do desenvolvimento da fruticultura entre os estados envolvidos. Câmara disse acreditar que após esse encontro, com a disseminação de conhecimentos, o pequeno produtor rural, agrupados em associações comunitárias ou cooperativas terá melhores condições de fomentar a diversificação na fruticultura regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo