Janaúba fortalece agricultura familiar com entrega de kits IrrigaMinas em solenidade estadual

Imagem
A Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou nesta quinta-feira, 24 de julho, da solenidade de entrega dos kits IrrigaMinas, durante o Encontro das Águas, realizado na cidade de Januária pelo Governo de Minas Gerais. O evento contou com a presença de importantes autoridades estaduais, como o vice-governador Matheus Simões e o secretário de Estado da Agricultura, Thales Almeida, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e agricultores familiares de toda a região norte-mineira. Janaúba contemplada com cerca de 30 kits de irrigação Durante a cerimônia, foi anunciada a distribuição de cerca de 30 kits de irrigação por gotejamento para as associações de agricultores familiares de Janaúba, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Representando o prefeito José Aparecido, o secretário de Agricultura, José Edmozame de Morais, destacou a importância da ação para impulsionar a produç...

Bombeiros de Janaúba colaboram no combate a incêndio em vegetação na zona rural de Cônego Marinho



(Por Marina Pereira, G1 Grande Minas) O trabalho de combate ao incêndio em uma área de vegetação, na zona rural de Cônego Marinho, entrou no oitavo dia nesta quinta-feira (26). Até o momento, 2.587 hectares de vegetação foram atingidos.

As chamas começaram na manhã da última quinta-feira (19) às margens da LMG-603 e se alastraram rapidamente. Segundo os bombeiros, os fortes ventos e a baixa umidade do ar foram fatores que contribuíram para a propagação do incêndio. As causas são desconhecidas.

O trabalho de combate envolve militares do Corpo de Bombeiros de Januária, Janaúba e Montes Claros, além de funcionários da Prefeitura de Cônego Marinho.

Segundo os bombeiros, nessa segunda-feira (23) foi feito aceiro com uma pá carregadeira para acessar focos secundários, entre eles em uma área de vereda. Também foi realizado o combate em pontos distantes aos focos principais.

No fim da tarde do quinto dia de combate, os militares usaram um drone para monitorar a área atingida.

“Após reconhecimento com drone, o incêndio apresentava - se com brasas em alguns pontos isolados, sendo necessário o monitoramento constante, devido às variações do tempo na região. Devido a propagação rápida do incêndio, a dificuldade de deslocamento no terreno e a grande extensão da área atingida, não foi possível debelar por completo nesse mesmo dia de trabalho”, diz a nota enviada pelos bombeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo