Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Prefeito de Janaúba pede o apoio da população nas ações contra a COVID-19



Está em vigência neste município desde quinta-feira, dia 18 de março, o decreto 039 da Prefeitura de Janaúba que confirma a Deliberação 136 do Governo Estadual que inseriu os 853 municípios mineiros na onda roxa.

Em pronunciamento feito na rede social da prefeitura na noite dessa quarta-feira, o prefeito José Aparecido Mendes Santos fez um apelo aos cidadãos a apoiarem o trabalho de enfrentamento ao novo coronavírus que, infelizmente, tem vitimado moradores de Janaúba e da região.

Somente na quarta-feira, 17, foram lançados no sistema de saúde mais quatro óbitos de pessoas de Janaúba por complicações em decorrência da Covid-19. Desde o início da pandemia, há um ano, até hoje há o registro de 51 óbitos de cidadãos de Janaúba por essa doença.

Desde quinta-feira não há expediente externo e interno na sede administrativa e em outros órgãos da Prefeitura de Janaúba. Os servidores desses setores prestam o serviço em casa, o chamado “home office”, para evitar a aglomeração e possíveis casos confirmados da Covid entre eles. No Decreto 039, o prefeito cita que somente tem atividades os setores essenciais, caso da área de saúde com pleno funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, assim como parte da Secretaria de Promoção Social e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, ressaltando a limpeza pública.

Pelo decreto, a prefeitura reforça a necessidade dos cuidados básicos, como o uso de máscara, higienização e o distanciamento social e o cumprimento das medidas que constam na Deliberação 136 do Governo do Estado. Há punição para quem descumprir as normas, por exemplo, multa que pode variar de R$ 205,00 a R$ 10 mil (dez) reais.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga