Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Norte de MG recebe 55.500 doses de vacinas contra a Covid-19



A 9ª remessa de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao hangar da Polícia Militar, em Montes Claros (MG), na manhã desta quinta-feira (25). Ao todo, são 55.500 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Esse é o maior número de doses já enviadas ao norte de MG.

Os imunizantes foram entregues para representantes da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Pirapora e Januária. Do hangar, foram encaminhados para a Rede Frio de Montes Claros, com escolta da Polícia Militar.

As vacinas serão distribuídas nesta sexta-feira (26) entre os 86 municípios que fazem parte da região ampliada de saúde do Norte de MG.

A recomendação da Secretaria Regional de Saúde é de que os municípios utilizem todas os imunizantes, sem deixar a metade reservada para a aplicação da segunda dose, como era feito antes. Com isso, o público alvo da campanha será estendido.

Segundo a Superintendência Regional de Saúde, conforme o cronograma, as doses serão destinadas à população quilombola e ribeirinha, a 80% dos idosos com idades entre 70 e 74 anos e aos profissionais da saúde.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Menezes, a decisão tem o objetivo de imunizar o maior número de pessoas possível.

“Com a destinação total da primeira dose, queremos aumentar o público alvo. A necessidade surge diante do cenário de crescente aumento no número de casos e óbitos causados pela Covid-19. As segundas doses dessa remessa serão enviadas pelo Ministério da Saúde em momento oportuno”.

Durante a distribuição, os municípios também vão receber a segunda dose referente às remessas anteriores, que já estavam armazenadas na Rede Frio. Elas serão destinadas à continuação da imunização dos profissionais de saúde e dos idosos com idades entre 75 e 79 anos.

Com a 9ª remessa, o Norte de Minas contabiliza 226.140 mil doses recebidas.

Distribuição das vacinas:

A SRS de Montes Claros é composta por 54 municípios e recebeu 28.650 doses.

A GRS de Januária é composta por 25 municípios e recebeu 22.300 doses.

A GRS de Pirapora é composta por sete municípios e recebeu 4.550 doses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga