Janaúba recebe 5 respiradores doados pela Fiemg



O município de Janaúba juntamente com o Norte de Minas Gerais recebeu 35 respiradores que foram doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Ao todo, o governo recebeu 100 respiradores que serão usados na abertura do mesmo número de leitos de UTI em todo o estado.

“A Federação através do Senai ajudou e incentivou como incentiva a desenvolver tecnologias. Nós temos Centro de Tecnologias em Belo Horizonte que trabalhou diretamente para consolidar e apresentar esse produto para que ele fosse aprovado na Anvisa”, disse o presidente regional da Fiemg, Adauto Marques.

A macrorregião do Norte de Minas foi a mais beneficiada. Os respiradores serão distribuídos para Montes Claros (14), Janaúba (5), Taiobeiras (2), Buritizeiro (2), Rio Pardo de Minas (2), Brasília de Minas (4), Pedras de Maria da Cruz (1), Varzelândia (1) e Pirapora (4).

A escolha dos hospitais que vão receber os respiradores é feita pelas Secretarias Municipais de Saúde. Em Montes Claros, dez equipamentos foram destinados para o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o critério técnico utilizado para a escolha das cidades foi “a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI”.

Hospitais superlotados
Montes Claros é referência para 95 municípios, mas está com os hospitais superlotados. Segundo o último boletim, 354 pessoas estão internadas. A taxa de ocupação dos leitos clínicos SUS é de 100% a de UTI adulto SUS é de 95% e a dos leitos clínicos de convênio/particular é de 94%.

De acordo com a secretária de Saúde, Dulce Pimenta, na primeira onda da pandemia 75 leitos de UTI foram criados em Montes Claros. Com o aumento da demanda, já na segunda onda, o município conseguiu a habilitação de mais 15 vagas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos