Santa Casa de Moc atende oncologia em Janaúba


(Por Girleno Alencar) A Santa Casa de Montes Claros passou a oferecer desde segunda-feira (03) o atendimento em oncologia em Janaúba, em parceria com o Hospital da Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan). Em solenidade na cidade, o superintendente Maurício Sérgio Souza Silva explicou que “inicialmente vamos oferecer as consultas para diagnóstico, uma vez que o processo para aprovação do serviço em sua plenitude está em tramitação aguardando aprovação da Comissão Interpartite Regional Avançada (CIRA) e da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG). No entanto, avançamos com os atendimentos em consultório para minimizar o sofrimento dos pacientes e já agilizar os atendimentos da região”, disse.

Desde o ano de 2014 que a Santa Casa propôs criar o Hospital do Câncer em Janaúba. Na solenidade, o provedor Heli de Oliveira Penido ressaltou que “assim que saírem as aprovações necessárias, será construído nos próximos meses na Fundajan, um salão quimioterápico, no qual o atendimento pleno desses pacientes será realizado”, complementa. Ele ressaltou ainda que a radioterapia e as cirurgias ainda continuam sendo realizadas em Montes Claros, uma vez que o processo e o tratamento é diferente em relação à quimioterapia.

A radio-oncologista Lucianne Costa e a Oncologista Cláudia Teixeira, já realizaram as primeiras consultas. Seis pessoas foram atendidas na manhã de hoje. Casos diagnosticados com a patologia, elas serão tratados em Montes Claros. Logo em seguida, com a construção do salão de quimioterapia, esses pacientes passarão a fazer seu tratamento em Janaúba. Atualmente, a Santa Casa atende uma média de 1000 (mil) pacientes oncológicos. Desse total, cerca de 300 são da microrregião da Serra Geral. De acordo com o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, a expectativa é de que em seis meses, com a construção do salão de quimioterapia, o atendimento desses pacientes passa a ser realizado no município.

A Santa Casa de Montes Claros, em seu trabalho e atuação para preservar vidas, consolida-se no norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do sudoeste da Bahia, como a principal referência em tratamento do câncer, oferecendo assistência humanizada, com alto nível profissional e recursos tecnológicos na prevenção e tratamento da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo