Governo de Minas homenageia Bruno Fernandes e outras personalidades com a Medalha dos Gerais, em Matias Cardoso
Delegado Bruno Fernandes |
O Governo de Minas Gerais realizou neste sábado (8/12) a entrega da "Medalha dos Gerais - Maria da Cruz e Matias Cardoso", no município de Matias Cardoso, no Território Norte, que nesta data foi transformada em capital do Estado. Ao todo, foram agraciadas 20 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural e econômico no Norte mineiro. O governador Fernando Pimentel foi representado pelo secretário adjunto de Educação, Wieland Silberschneider.
O orador foi o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais. Em seu discurso, ele lembrou a importância dos mineiros que dão nome à medalha: Maria da Cruz e Matias Cardoso. "Sabemos que o Estado já tinha o Dia de Minas, em Mariana, mas criar o dia de hoje é jogar luz a episódios pouco conhecidos da história. Momentos como esse são essenciais para buscarmos nossos antepassados, revermos posições e não repetir erros históricos", afirmou.
Segundo o presidente do TJMG, figuras históricas mostram que os mineiros não se submetem "pacificamente a decisões autoritárias e contrárias aos interesses da sociedade", como, segundo ele, fez Maria da Cruz ao se rebelar contra a cobrança de impostos pelo governo da época.
Representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Paulo Guedes ressaltou a importância da medalha para reviver a "história tão bonita do Norte de Minas". "Desde 2011 comemoramos Matias Cardoso como a primeira cidade de Minas Gerais. Uma região tão esquecida por tantos governos, mas de um povo aguerrido e que sobrevive em meio às dificuldades. Estamos tendo oportunidade de ver o governo do Estado transferido para cá. Queremos que essa data continue prestigiada nos próximos governos, com anúncio de obras importantes e sonhadas para a região", disse.
O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal, agradeceu a presença dos morados e autoridades. "Meu coração está alegre em receber pessoas tão importantes. Apesar da crise ainda se honra Matias Cardoso com essa medalha. Somos pessoas lutadoras e que querem o melhor para a região. Hoje é uma honra ver pessoas da nossa educação sendo homenageadas e reconhecidas aqui", pontuou.
Medalha
A comenda foi criada pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011 com objetivo de resgatar história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas.
A comenda foi criada pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011 com objetivo de resgatar história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas.
Em 1673, o capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens e, em sua expedição, fundou as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.
Já Maria da Cruz era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Ela e o filho, Pedro Cardoso de Oliveira, foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança dos quintos atrasados feita pelo governador Martinho Mendonça.
Também participaram da cerimônia o Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, César Lopes Oliveira, o deputado estadual Tadeu Leite, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.
Agraciados
Matias Cardoso
Desembargador Nelson Missias de Morais, Presidente do TJMG
César Lopes Oliveira, Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG
Flávio Márcio Lopes Pinheiro, Promotor de Justiça
Alonso Reis da Silva, Secretário Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Milton Barbosa Lima, Prefeito de Espinosa
José Nilson Bispo de Sá, Prefeito de Padre Carvalho
Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MG
Bruno Fernandes Barbosa, Delegado Regional de Polícia Civil de Janaúba
Ricardo Antônio Vicintin, Engenheiro
Quivaldo Correia da Silva, Pecuarista
Maria da Cruz
Cláudia Regina Guedes Maia, Desembargadora do TJMG
Juliane Leite Ferreira, Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNIMONTES
Marisa de Souza Alves, Prefeita de Bocaiúva
Carina Angélica Reyder, Chefe de Gabinete da Sec. de Casa Civil e Relações Institucionais
Teanynne Lopes Gonzaga, Chefe de Gabinete da Secr.de Des.e Integração do Norte e Nordeste de MG
Stela Aparecida de Abreu Santos, Superintendente de Ensino
Senhorinha de Almeida Abreu, Professora
Epêmia da Silva Barbosa, Professora
Maria Cândida Trindade Seabra, Dir.do Centro de Documentação do Instituto Histórico e Geográfico de MG
Diane Aparecida Martins de Freitas, Cerimonialista
Comentários
Postar um comentário