PARCERIA ENTRE AMAMS, ONU E SUDENE CAPACITA PREFEITOS


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD em parceria com a SUDENE, capacitou prefeitos da Área Mineira da Sudene para cumprirem a agenda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos em 2010, que fixa 17 normas a serem implantadas. A coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Humano no Brasil, Samantha Dotto e Cristiano Prado, oficial Cluster de Pessoas e Prosperidade, ministraram o curso na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, quando mostraram como os prefeitos podem fortalecer os seus projetos, ampliando as parcerias com o envolvimento da sociedade civil.

Cristiano Prado, oficial Cluster de Pessoas e Prosperidade salientou que o PNUD ajudou a implantar um projeto no Piauí, com bons resultados, pois a sociedade civil organizada, através das ONGs, esteve ativa nesse processo. Ele propôs que a Área Mineira da Sudene busque esse caminho, envolvendo as entidades e clubes de serviços. Prado mostrou aos prefeitos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lembrou que essa agenda internacional foi assinada pelo Brasil, onde a ONU apenas dá apoio e ajuda no que for requisitado. Ele lembrou que a Comissão Nacional brasileira conta com a participação imprescindível dos municípios.

A vinda do PNUD foi uma iniciativa da SUDENE, que executa o projeto “Avaliação da Qualidade dos Gastos dos Municípios da Área de Atuação da Sudene”, com a elaboração de rankings dos municípios que melhor aplicam os recursos financeiros. Será concedido prêmio para os melhores colocados nos indicadores "Gastos em Investimentos", "Gastos na área social" e "equilíbrio financeiro". Dentro da programação aconteceria a premiação Selo Sudene-PNUD de qualidade da gestão fiscal, devido a imprevistos causados pela chuva, a equipe da Sudene não poderá fazer a premiação, que será agendada para data futura.


Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe