Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Norte de Minas chega a 150 leitos credenciados


(Por Girleno Alencar) O Hospital das Clínicas recebeu a habilitação do Ministério da Saúde para colocar 10 leitos de UTI em funcionamento em Montes Claros, tendo três meses de prazo para começar a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). No mês de janeiro, os 10 leitos adultos devem estar disponibilizados para os usuários do CTI. O hospital inaugurado em 2013 e credenciado neste ano pelo Ministério da Saúde tem proposta de credenciar 30 leitos ao todo. Com os 10 novos leitos agora aprovados, o Norte de Minas chega a 150 leitos de UTI neonatal, pediátrico e adulto.

A principal cobrança da área de saúde é que o Hospital das Clínicas instale um Pronto-Socorro para desafogar os hospitais Santa Casa e Universitário, que recebem a maior demanda nessa área. Atualmente, em Montes Claros, existem 74 leitos de UTI em funcionamento e, com os 10 novos, passarão a ser 84 leitos. São 20 leitos adultos no Hospital Aroldo Tourinho; o Dilson Godinho tem 8 leitos adultos; o Prontosocor tem 10 leitos adultos; a Santa Casa tem 28 leitos, sendo 20 adultos e 8 infantil; o Hospital Universitário tem 16 leitos, sendo seis adultos, oito neonatal e dois pediátricos. No Norte de Minas, Brasília de Minas tem 10 leitos de UTI adulto; Janaúba, Pirapora e Taiobeiras têm 20 leitos adultos e infantil, cada, o que dá 70 leitos.

No sábado, a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, publicou a Portaria 19, que instituiu a Comissão de Monitoramento Hospitalar para intermediar as transferências inter-hospitalares dos Prontos Socorros para Hospitais de Retaguarda; monitorar a ocupação dos leitos SUS hospitalares; identificar as fragilidades do processo, elaborar e executar as medidas de intervenções com foco em melhorias nas transferências inter-hospitalares e utilização dos leitos do Sistema Único de Saúde – SUS; notificar irregularidades no processo; acompanhar os indicadores da Rede de urgência/Emergência dos Hospitais de Montes Claros. A Comissão também deve participar da análise das Metas Quantitativas dos Contratos hospitalares; realizar atualização do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde Hospitalares de Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira