Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Câmara de Janaúba elege nova mesa diretora

Nova mesa diretora da Câmara

(Por Dionathan Matos) A noite desta segunda-feira (17) feira foi de renovação na Câmara dos Vereadores de Janaúba. O parlamento elegeu a mesa diretora que irá comandar os trabalhos legislativos no biênio 2019-2020. Com 10 votos favoráveis o pastor Valter Percídio foi eleito como presidente e terá a seu lado, como vice-presidente, o vereador Augusto Vagner. O primeiro secretário da Casa legislativa será o vereador Adauri Cordeiro, que presidiu a Câmara até então. Ele foi eleito por unanimidade.

Em entrevista após a eleição, o novo presidente falou sobre sua trajetória em Janaúba, que se iniciou em 1979, quando ele chegou à cidade. “Este é um momento ímpar na minha vida, tornar-me presidente da Câmara. Quero dizer que a responsabilidade agora é maior. Porque agora não sou simplesmente um vereador, sou alguém que representa um poder. De hoje em diante tenho que me pautar melhor, policiar melhor, preocupar melhor com a minha postura.”


O novo presidente prega a importância da harmonia entre os poderes para benefício da cidade. “Tentar acima de tudo conciliar. Em janaúba tem um grupo pra cá, outro pra lá. A gente tem que dar as mãos. Tá na hora de compreender-mos que Janaúba precisa ser construída e nesse espírito de retaliação não vai pra lugar nenhum,” disse.

Valter também ressaltou a importância de se cobrar resultados do trabalho feito com dinheiro público na Câmara e na Prefeitura. Ele garantiu que, no que depender da sua atuação, as transmissões ao vivo das sessões legislativas pela TV vão continuar. De acordo com ele as transmissões “moralizaram essa Casa”.

O presidente Adauri Cordeiro falou de sua atuação à frente da Câmara nos últimos dois anos. Segundo ele, seu mandato foi pautado por seriedade e transparência. “Prova disso é que fui eleito por unanimidade como primeiro secretário”. Adauri disse encerrar o seu mandato com tranqüilidade e envaidecido por saber que tem “o reconhecimento dos colegas e da população.”

Além da eleição da nova mesa diretora, na sessão desta segunda foram aprovados três projetos de lei, entre eles o orçamento do Executivo para o ano de 2019. Os outros dois projetos são de denominação a ruas dos bairros Ribeirão do Ouro e Algodões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira