Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

TJMG apoia distribuição de brinquedos em Janaúba

Cerca de 1.500 crianças passaram pela praça da Igreja Santa Rita

A tragédia de Janaúba reuniu dor e amor no curto espaço de uma semana. Poucos dias depois da creche Gente Inocente ser incendiada pelo vigia que trabalhava no local, um grupo de voluntários de Montes Claros e a Cruz Vermelha de Belo Horizonte promoveram um momento de diversão e conforto às pessoas da cidade.

Na manhã do Dia das Crianças, a praça da Igreja Santa Rita ficou recheada de música, pipoca, pula-pula e mais de três mil brinquedos arrecadados para tentar diminuir um pouco o trauma. Psicólogos e assistentes sociais estavam disponíveis para atender os adultos, e havia ainda um grupo oferecendo abraços pra quem quisesse.

Com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a juíza Roberta Dayrell, que atua na comarca, abriu uma conta-corrente para depósitos, para a compra de brinquedos a serem distribuídos para as vítimas diretas do incêndio e seus irmãos. Segundo a magistrada, até as 19h da quarta-feira foram arrecadados cerca de R$ 10.500. Como as pessoas continuaram a fazer doações, o montante arrecadado posteriormente, R$4 mil, será depositado em outra conta, criada para receber doações em favor das vítimas e administrada pela Secretaria de Saúde de Janaúba, com auditoria do Ministério Público.

A magistrada aproveitou o festejo e entregou os brinquedos para algumas vítimas que estiveram por lá. Os outros serão entregues pessoalmente, nas próprias residências. Para ela, é importante tentar amenizar a dor dessas famílias e da comunidade em geral. “Foi emocionante presenciar um momento de tanta satisfação e ver como essas crianças e seus pais ficaram felizes com todas essas surpresas”, recorda.

Essa conta foi destinada ao Dia das Crianças e já foi encerrada. Mas quem quiser ajudar pode depositar sua contribuição na conta-corrente 600-9, agência 0935-0, Banco do Brasil, em nome da creche Gente Inocente – CNPJ 15.462.027.0001-73.



Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga