Corpo de padre Henrique Munáiz é enterrado em Montes Claros sob forte comoção da população
Corpo foi levado por fieis, entre amigos e admiradores do Padre (Foto: Natália Jael/Inter TV MG) |
Henrique Munáiz, que nasceu na cidade espanhola de Pontevedra, na região de Galícia, veio para o Norte de Minas em meados de 1965 e dedicava sua missão presbiteral e ao compromisso social, desenvolvendo vários projetos em Montes Claros.
Francisco Severo conviveu com padre Henrique ao longo de quase 30 anos. Na época ele foi acolhido pelo projeto Casa da Juventude, um dos tantos criados pelo sacerdote, quando tinha apenas seis anos de idade, e logo após perder o pai. Para Francisco, que hoje já é avó, o padre deixa muitos exemplos à sociedade.
"Ele deixa a simplicidade. De como tem que ser simples e não se apegar ao material. Ele sempre dizia que o importante é o espírito. Onde o padre Henrique chegou deixou uma semente, que prospera. Ele investiu muito no ser humano e na educação. Ele para mim foi um pai, e para Montes Claros também".
Durante a manhã deste sábado, muitos fies acompanharam as cerimonias em homenagem ao padre. Para o arcebispo de Montes Claros, Don José Alberto Moura, o sacerdote foi um modelo de pessoa ao se doar sempre ao próximo.
"Se todos vivessem com este estimulo de dedicação total, nós melhoraríamos este mundo. Nós precisamos de mais solidariedade, de olhar para a causa daqueles que não tem apoio para viver dignamente. E ele [padre Henrique] olhou exatamente para os mais fragilizados e necessitados. Como religioso e sacerdote, foi um modelo de zelo pela causa que abraçou na sua vocação de testemunho de santidade, de doação de si pela causa do semelhante".
O corpo de padre Henrique foi enterrado na cripta da igreja do Bairro Carmelo, local que ele ajudou a construir.
Missão de vida
O sacerdote tinha sonho de proporcionar à crianças e jovens carentes de Montes Claros uma educação de qualidade, e desenvolveu, entre outros projetos, no Bairro Cintra o Colégio São Luiz São Gonzaga; são cerca de 90 crianças que recebem educação básica e 90 jovens e adultos que têm acesso à educação para jovens e adultos (EJA).
Através de seus esforços, o Padre Henrique fundou a igreja de nossa senhora da consolação, no Bairro Cintra, a igreja de Santa Rita, no Bairro Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes e a igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Delfino Magalhães.
Comentários
Postar um comentário