Verdelândia mobiliza comunidades e reforça cidadania: prefeitura disponibiliza ônibus para cadastramento biométrico e atualização do título de eleitor

Imagem
A Administração Verdelândia da Esperança, liderada pelo prefeito Wilton Madureira, dá mais um exemplo de compromisso com a população. Pensando em facilitar o acesso aos serviços eleitorais, a Prefeitura anunciou que disponibilizará ônibus totalmente gratuitos no dia 29 de novembro de 2025, com saídas às 07h e 13h, para transportar moradores de diversas comunidades até o local de atendimento para cadastramento biométrico e atualização do título de eleitor. A iniciativa reforça o cuidado da gestão municipal em garantir que nenhum cidadão fique de fora do processo eleitoral por falta de transporte, tempo ou condições de deslocamento. A medida, além de democrática, fortalece a representatividade do povo de Verdelândia nas próximas eleições. Por que isso é tão importante? O cadastramento biométrico e a atualização do título de eleitor são ferramentas essenciais para assegurar eleições mais seguras, transparentes e modernas. A biometria permite identificar o eleitor pelas impressões digitais...

Em Jaíba, Projeto de reciclagem transforma banners em bolsas

As bolsas produzidas são bem resistentes por serem de lona

Em Jaíba, um grupo de mulheres recorrerem ao lixo para uma renda alternativa; os banners descartados usados na cidade em propagandas ganharam outro destino, e agora se transformam matéria-prima para produzir bolsas. Através de um projeto local, mulheres aprendem a reciclar e encontram uma nova fonte de renda a partir de um material que muitas vezes é descartado: a lona.

O projeto de reciclagem transforma os banners e lonas em bolsas, nécessaires, sacolas e até mesmo bolsas térmicas. O curso é oferecido de forma voluntária pela artesã Teresinha Santos. “O objetivo do projeto é oferecer às mulheres ociosas a oportunidade de aprender uma nova profissão, além de contribuir como meio ambiente” afirma a artesã.

A sacola plástica pode levar até 400 anos para se degradar na natureza, a ideia é reutilizar um material que poderia ser descartado de maneira irregular na natureza. "Jaíba é uma região de extrema pobreza que sobrevive da agricultura, e é essencial que os moradores tenham uma forma alternativa de renda, ainda mais nesta crise hídrica que estamos vivendo", explica a instrutora.

As aulas são realizadas na Associação de Mulheres de Fibra, na Rua Simpliciano Freire Jardim; atualmente conta com 40 alunas. As bolsas produzidas são bem resistentes por serem de lona. O projeto recebe doações de banners, e os interessados podem procurar a associação ou ligar nos telefones (38) 3472-1973 ou 99114-391.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga