Compromisso cumprido: empresário Renato da Autoescola celebra conquista de água encanada para a comunidade Beira Rio, em Nova Porteirinha

Imagem
Na tarde desta terça-feira, 21 de outubro, a comunidade Beira Rio, na zona rural de Nova Porteirinha, viveu um momento histórico de alegria e gratidão. O empresário Renato da Autoescola esteve presente na localidade para acompanhar de perto a concretização de um antigo compromisso firmado ainda no período em que atuava como vereador do município — o de lutar pela chegada da água encanada à comunidade. A promessa, feita anos passado em conjunto com a então candidata à prefeita, hoje prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, tornou-se realidade graças ao empenho do empresário, da atual administração municipal e da Copasa, por meio do Programa Universaliza Minas, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais que tem como missão garantir acesso à água tratada e encanada a todos os mineiros. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Nova Porteirinha, moradores da comunidade Beira Rio e de comunidades vizinhas, além de Geraldo Soares, Encarregado do Polo de Abastecimento de Água e Esgo...

X Vaquejada de São João da Ponte começa com grande Festa


(Por Gilmar Pereira) Para os pessimistas, a Vaquejada seria mais uma estória de pescador, mas a administração “Tempo de Reconstruir” vem com toda dedicação resgatar a tradicional festa de Vaquejada e trazer aquecimento para a economia local.

A X Vaquejada carrega o peso da tradição e da expectativa acumulada por não ter sido realizada há alguns anos.

A Prefeitura Municipal de São João da Ponte em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Sindicato dos Produtores Rurais realizou a abertura da X Vaquejada na noite desta quinta-feira (21), com uma grande festa voltada para pontenses e visitantes.

A festa mais aguardada dos últimos anos na cidade, voltou com toda força e ousadia na estrutura física. Além de contar com uma decoração totalmente rústica feita pela equipe do Departamento de Cultura, o espaço físico foi totalmente reformado e modificado para melhor atender os competidores e convidados que passarão pelo Parque de exposição neste fim de semana.

O primeiro dia de Vaquejada foi marcado pela alegria da população em ser surpreendida por uma estrutura de ponta, algo jamais visto no Parque de Exposição e Vaquejada Denizar Veloso Santos. Depois de anos de ausência, a vaquejada chega a sua X edição com muita beleza e conforto.

Passaram pelo palco central na noite de quinta-feira, “Cabaré do Forró” e “Originais do Baião”. O show principal e mais esperado acontecerá no sábado (23) com a atração nacional “Cabaré” com Leonardo & Eduardo Costa, a partir das 23 horas.

Ontem os visitantes puderam assistir as competições dos vaqueiros que demonstraram equilíbrio e força sobre o cavalo e a após as competições foi realizada celebração religiosa, pelos Padres Henderson Pereira do Carmo e Márcio Antônio.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento oferecerá ao público grande estrutura de lanchonetes, feira do Agricultor, parque de diversões, estacionamento, frontstage, posto médico e a presença da Polícia Militar e seguranças.

Vale ressaltar que a X Vaquejada é uma pareceria entre Prefeitura, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria de Agricultura e meio ambiente. A expectativa de público durante a realização do evento é de aproximadamente 30 mil pessoas, apostam os organizadores.

Tome Nota
A vaquejada consiste na ação que envolve um boi solto em uma arena e dois vaqueiros montados em um cavalo que tentam derrubar o animal pela calda dele.

A prática nasceu na década de 40 na região do Nordeste do Brasil. Os primeiros registros da atividade aconteceram nas fazendas localizadas no Sul da Bahia e Norte do estado do Ceará.

A habilidade em derrubar o boi vem da forma como esses animais eram tratados à época. Geralmente, criados soltos nas caatingas, os sertanejos precisavam desenvolver estratégias para apreender o gado livre. Entretanto, a presença sempre constante de muitos galhos secos na vegetação, fazia com que os laços ficassem sempre enganchados. A partir daí surgiu a estratégia de puxar pelo rabo do animal para conduzi-lo de volta ao rebanho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga