Porteirinha recebe Centro de Especialidades em Tratamento Bucal

A rede de saúde bucal do Norte de Minas ganhou mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e mais 76 novas equipes credenciadas pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um serviço odontológico especializado instalado no município de Porteirinha que, em agosto deste ano, foi aceito pelo Ministério da Saúde para o recebimento de incentivos financeiros do Governo Federal, além de recursos que já são repassados pelo Governo do Estado.

O início das atividades do Centro de Especialidades Odontológicas de Porteirinha, como serviço de referência secundária regional, foi apresentado aos secretários municipais de saúde em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada nesta semana, em Montes Claros, sob a coordenação da Superintendência Regional de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

Com a implantação do novo CEO a microrregião da Serra Geral de Minas passa a contar com o funcionamento de dois centros de especialidades odontológicas, sediados em Porteirinha e Monte Azul. Para completar a rede de saúde bucal na região da Serra Geral há previsão de implantação de mais outros dois CEOs, sendo um em Janaúba e outro no município de Jaíba.

A referência técnica em saúde bucal da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Denise Silveira. “A implantação do novo Centro de Especialidades se constitui num grande avanço para o fortalecimento da rede de saúde bucal do Norte de Minas, com ampliação do acesso da população aos serviços odontológicos especializados e garantia da integralidade da assistência”, ressalta.

Além do atendimento aos moradores do próprio município o Centro de Especialidades Odontológicas de Porteirinha passa a ser responsável pelo acolhimento de demandas oriundas dos municípios de Pai Pedro, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas. A população estimada a ter acesso a tratamentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é superior a 57,3 mil habitantes.

Mensalmente o CEO de Porteirinha deverá realizar, minimamente, 175 procedimentos odontológicos das especialidades de periodontia, endodontia e cirurgia oral menor e 80 procedimentos odontológicos básicos em pessoas com necessidades especiais.

Denise Silveira explica que, entre os municípios, a divisão das cotas de atendimento no Centro de Especialidades obedecerá a Resolução SES-MG 5.249, de 13 de abril de 2016. O documento define que a divisão das cotas tem como critério a base populacional dos municípios pactuados com o Centro de Especialidades Odontológicas.

Para completar a rede de saúde bucal nas regiões de saúde jurisdicionadas à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, além dos novos CEOs em Jaíba e Janaúba está prevista a implantação de um novo Centro de Especialidades em Montes Claros e outro em Bocaiuva.
E para que a ampliação e o fortalecimento da rede de saúde bucal tenha prosseguimento, Denise Silveira reforça que a Superintendência Regional de Saúde continuará prestando assessoria aos municípios, visando garantir que a população tenha acesso aos tratamentos odontológicos, desde os mais simples aos mais complexos, de forma equânime, universal e integral por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como porta de entrada os serviços de atenção primária à saúde.

Odontologia hospitalar
Além do acolhimento de pacientes que necessitam de atenção básica e especializada, a rede de saúde bucal do Norte de Minas também já conta com o funcionamento do serviço de atendimento odontológico em ambiente hospitalar. A Santa Casa de Montes Claros é o hospital credenciado para o atendimento de odontologia hospitalar à população residente nos 86 municípios que integram a macrorregião de saúde do Norte de Minas, envolvendo municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e as gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos