Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

AMAMS em parceria com o TCE-MG realiza Encontro Técnico do TCE-MG e Municípios


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, realizará nos dias 05 e 06 de outubro na sede da AMAMS, a partir das 8:oo horas, o “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios: o papel do Tribunal de Contas no Controle da Educação”.

O tema está alinhado aos objetivos traçados pelo Tribunal de Contas para o biênio 2017 – 2018, especialmente no que se refere à melhoria da qualidade dos gastos com a educação e contará com apresentações envolvendo o controle da qualidade da educação no Estado, metas do PNE, receitas, despesas, gestão financeira das caixas escolares, compras públicas na Educação, dentre outras.

A capacitação é destinada a prefeitos, vereadores, secretários municipais de educação, gestores na área de educação, servidores das áreas de licitações e contratos, contadores, controladores internos e procuradores.

O encontro tem como meta principal a capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais e neste ano também está inserido no projeto “Na Ponta do Lápis”, que prioriza o controle das políticas públicas de ensino com ênfase no acompanhamento da aplicação dos planos decenais de educação pelo Estado e pelos municípios mineiros.

Ainda, aos participantes do evento será disponibilizado certificado com 12 hora/aula de capacitação. As inscrições são gratuitas e deverão ser processadas no seguinte endereço eletrônico:https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/encontrotec2017 (programação e outras informações)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira