Em Capitão Enéas, motociclista morre em colisão frontal na MGC-122

Imagem
Um grave acidente registrado na manhã deste sábado (19), na MGC-122, no município de Capitão Enéas, resultou na morte de um motociclista de 30 anos. A colisão frontal entre a motocicleta e um carro ocorreu na altura do KM-220, por volta das 9h, e mobilizou equipes do Samu e da Polícia Militar Rodoviária. De acordo com informações repassadas pelos ocupantes do carro à polícia, o grupo seguia viagem no sentido Janaúba, quando o motociclista teria invadido a contramão, ocasionando o impacto. Com a força da batida, o condutor da moto foi arremessado à margem da rodovia, sofrendo múltiplas fraturas. Ele morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A vítima foi identificada como Josimar Jader Martins, natural de Capitão Enéas. Ele pilotava sozinho no momento do acidente. O carro envolvido no acidente transportava quatro pessoas. Apenas o motorista, de 41 anos, ficou ferido, com suspeita de fratura no braço. Ele foi atendido pela equipe do Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Jan...

Caça ilegal de animais silvestres é alvo de fiscalização no Norte e Noroeste de Minas

Cerca de 120 veículos foram abordados em três estradas 

Uma operação de fiscalização realizada de 18 a 22 de setembro, verificou pontos estratégicos usados por traficantes e caçadores de animais silvestre das regiões norte e noroeste de Minas Gerais. Na operação foram aplicados mais de 200 mil reais em multas e apreendidos 120 animais, sendo o curió e o canário-da-terra as espécies mais apreendidas.

Plantéis de criadores amadoristas levantados por meio do Sistema de Gestão de Criação Amadorista de Passeriformes (Sispass), também foram alvo da fiscalização. Além das multas aplicadas as equipes apreenderam 12 alçapões, equipamento proibido, mas constantemente encontrado nesse tipo de fiscalização.


A Operação de Fiscalização da Fauna foi realizada pelo Núcleo de Fiscalização de Recursos Faunísticos da Diretoria de Fiscalização dos Recursos Faunísticos e Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em conjunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), e teve como foco os municípios de Chapada Gaúcha, Serra das Araras, Arinos, Urucuia, Buritis, Uruana de Minas e Riachinho. Nas estradas para Urucuia, Pedrinha e Chapada Gaúcha, cerca de 120 carros foram abordados em pontos estratégicos.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Fiscalização de Recursos Faunísticos, Diêgo Maximiano, a fauna da região do norte e noroeste de Minas é rica em espécies, possuindo registros do pássaro bicudo (Sporophila maximiliani), que já foi abundante na região no século passado e hoje não é mais visto na região. “Adicionalmente, a região possui muitas espécies de psitacídeos (papagaios, periquitos e araras), que são visadas pelo tráfico de animais silvestres, cujos filhotes são subtraídos dos ninhos para abastecerem o comércio ilegal de animais silvestres”, disse.

Ainda de acordo com o coordenador, a Serra das Araras é um dos locais que mais sofrem com a superexploração desse grupo na região e em todo o Estado de Minas Gerais. “O local abriga paredões e sítios geológicos que propiciam a reprodução e sobrevivência destas aves. Esta condição é o que faz com que a Serra das Araras seja tão visada pelo tráfico de animais silvestres, principalmente com a retirada de filhotes de papagaios, araras e periquitos”, reforçou.

O coordenador também alerta que a caça é outra atividade que ameaça a fauna silvestre da região. “Segundo informações, veados são mortos ao vir beber água na beirada dos rios. Tatus e cotias também estão entre os animais mais caçados na região, por isso, é muito importante a intensificação das atividades de fiscalização, como forma repressiva de atuar contra o tráfico de animais silvestres. Também são necessárias atividades de educação ambiental, orientando e preparando a população para o convívio harmônico com a fauna local”, ressaltou.

A população pode denunciar qualquer suspeita sobre caça e atos ilícitos praticados contra a fauna por meio do telefone 155 (ligMinas) ou 181 (disk denúncia). O cidadão que possui animais irregulares pode fazer a entrega voluntária em qualquer Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Estado ou entrar em contato com a PMMA.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo