Norte de Minas registra 34 tremores de terra no ano de 2016, diz pesquisa

Gráfico mostra a movimentação da falha

Abril foi o mês que mais se registrou abalos sísmicos no Norte de Minas no ano de 2016. Em todo o ano foram registrados 34 abalos na região, segundo dados do boletim de edição especial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), divulgado neste mês de fevereiro.

Nenhum dos abalos registrados no ano passado chegou a atingir 2,5 de magnitude na escala Escala Richter. O responsável pelo Núcleo de Estudos Sismológicos (NES) da Unimontes, professor Expedito José Ferreira, disse que o Norte de Minas possui histórico de tendências a tremores de terra, por isso, a importância de se registrar e estudar estas ocorrências.

“Os dados monitorados em Montes Claros são importantes para a sismologia de todo o mundo. É muito importante que nós possamos reconhecer as ocorrências, e assim, passar a conhecer os caminhos da sismologia na região”, explica.

Desde o ano de 2013 o NES possui duas estações instaladas no município. Os registros feitos pelas estações apontam que a falha responsável pelos abalos na região é bem maior que o tamanho até então divulgados, de dois a três quilômetros.

“A falha está nas proximidades da Vila Atlântida, região noroeste de Montes Claros. O que se percebeu nos dados colhidos até agora é que os tremores estão saindo do centro urbano e migrando para a zona rural. O que precisamos é dotar de pesquisas para reconhecer a verdadeira dimensão desta falha”, diz o professor.

O maior tremor de terra registrado na região, de 4,2 graus de magnitude, foi em maio de 2012, em Montes Claros. Mesmo com o possível aumento na falha geológica, o professor explica que, caso haja novos abalos, os tremores não cheguem à mesma magnitude do registrado naquele ano. “Nós temos dois sismógrafos monitorando a região. Nós precisamos de pelo menos mais dois aparelhos. Assim podemos aumentar o número de dados para os estudos dos abalos sísmicos no Norte de Minas”.

A publicação com os dados do Núcleo de Estudos Sismológicos será mensal. A próxima edição está o prevista para esta terça-feira (7).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos