Prefeitura de Montezuma tenta comprar 18 litros de bebida alcóolica por habitante e é barrada pelo TCE-MG

Imagem
O Balneário de Montezuma é uma espécie de clube de diversão, com piscinas aquecidas e toboáguas. Foto: Prefeitura de Montezuma Dezoito litros por habitante. Essa foi a quantidade de bebidas alcóolicas que a prefeitura de Montezuma, no Norte do estado, tentou licitar em um processo de compra pública, suspenso pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) nesta quinta-feira (17). O valor total da contratação, que também previa a aquisição de outros tipos de bebidas, era de R$ 8,1 milhões O montante é superior à receita anual prevista pela Empresa Municipal de Turismo de Montezuma (Emutum), responsável pelo edital, que estimava 79 itens líquidos, sendo 43 deles com álcool. O objetivo da compra, conforme descrito no documento, era a “manutenção de atividades comerciais e turísticas do Balneário do Município de Montezuma”. O balneário funciona como um clube de diversão e lazer, com piscinas de águas quentes e toboáguas. Somente em itens alcoólicos, o certame descrevia o gasto de R$ 4,3 m...

Ministério público pede Estado para ajudar hospital de Jaíba

(Por José Ambrósio Prates) Uma comitiva da Superintendência Regional de Saúde estará hoje e amanhã em Jaíba, analisando a situação do Hospital Municipal e buscando uma forma de viabilizá-lo para atender aos pacientes. O promotor Paulo Márcio Dias, coordenador regional do Patrimônio Público, pediu ao Estado que busque uma solução para o hospital cumprir a sua função de atender aos pacientes do SUS. Por isso, o superintendente regional de Saúde, Maquiedem Durães Viriato, estará reunido com a comunidade jaibense para discutir uma alternativa. No ano de 2015 o Hospital de Jaíba foi envolvido em grande escândalo de corrupção, que culminou com a prisão de diversas pessoas, entre eles os diretores do hospital e ainda secretários municipais e o prefeito. O caso alcançou projeção nacional, com divulgação no Fantástico.

A interferência do Ministério Publico é por causa da posição estratégica do Hospital Municipal de Jaíba, que atende a pacientes do município e inclusive do projeto Jaíba, o maior de irrigação da América Latina. Além disso, se o hospital continuar em crise, a sua demanda recairá sobre os hospitais Regional e Fundajan, de Janaúba, que já estão estrangulados. Por isso, o superintendente Maquiedem Durães identificará os problemas e os encaminhará ao secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, que terá de fazer aporte de recursos para cobrir o custeio. Na quinta-feira, Maquiedem Durães se reunirá com as autoridades de saúde de Janaúba, visando discutir a situação do Hospital da Fundajan. Ele recebeu convite do provedor Luciano Sartori, para buscar uma solução ao hospital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo