Com menos de 7 meses de mandato, Vereadora Professora Eloísa já garante mais de R$ 700 mil para Nova Porteirinha e segue firme na luta pela educação

Imagem
Nova Porteirinha (MG) – O mandato da vereadora Professora Eloísa Olívia Silveira Camargo Mendes já mostra resultados concretos e expressivos para a população de Nova Porteirinha. Em menos de sete meses, a parlamentar conseguiu mais de R$ 700 mil em recursos para o município, com o apoio do deputado estadual Oscar Teixeira. Um feito que chama a atenção não apenas pelo volume de recursos, mas pela velocidade e eficiência com que tem atuado. Com uma postura ativa, participativa e comprometida, a vereadora vem se destacando como uma das lideranças mais engajadas do legislativo local, especialmente nas áreas de educação, infraestrutura e inclusão social. Compromisso com a educação é prioridade Na tarde desta terça-feira (29/07), em agenda oficial na capital mineira, Belo Horizonte, Eloísa esteve no gabinete da deputada federal Nely Aquino para apresentar as principais demandas educacionais de Nova Porteirinha, em especial das escolas localizadas na zona rural. Durante o encontro, a vereador...

Rompimento de barragens em Minas Gerais tem repercussão internacional

A barragem que rompeu na região de Mariana pertence
à empresa de minério Samarco.
RFI
O rompimento nesta quinta-feira (5) da barragem de rejeitos da empresa de mineração Samarco, em Minas Gerais, teve repercussão quase imediata na imprensa internacional. O acidente, que provocou uma enxurrada de lama e inundou várias casas na região de Mariana, foi destaque em vários jornais do mundo.
A imprensa norte-americana foi uma das primeiras a noticiar a catástrofe. “As esquipes de socorro estão em busca de sobreviventes e corpos”, relata o jornal New York Times, lembrando que cerca de 400 pessoas viviam na pequena cidade de Bento Rodrigues, situada a cerca de 7 km da barragem.
Para o jornal argentino El Clarín, “o desastre causado pela mineradora ameaça com inundações de lama tóxica a cidade histórica de Mariana”. O diário explica que uma delegação de peritos já foi enviada ao local para investigar as causas do acidente e as consequências que o rompimento da barreira poderá ter para a população.
Citando fontes da imprensa brasileira, o site do jornal francês Le Monde relatou, poucas horas após o acidente, que o rompimento de uma das duas barragens teria deixado pelo menos 15 mortos. O vespertino explica que o estado de Minas Gerais é o coração do minério no Brasil desde o século 16 e lembra que a exploração do ouro, que fez a riqueza inicial da região, foi substituída pela extração de minerais e pedras semipreciosas.
Já o jornal suíço Tribune de Genève frisa que o acidente, registrado por volta das 16h no horário local, ocorreu entre as cidades históricas coloniais de Ouro Preto e Mariana. O diário traz declarações do prefeito de Ouro Preto e diz que as autoridades pediram aos moradores da região de Bento Rodrigues para deixar o local com urgência.
O site da revista francesa L’Express lembra que a Samarco, responsável pelas barragens, é uma empresa que pertence à gigante brasileira do minério Vale e à australiana BHP Billiton. O consórcio indicou que "está mobilizando todos os esforços possíveis para ajudar as pessoas e minimizar os danos ao meio ambiente”, acrescenta o texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo