Acidente devastador em Janaúba: família inteira morre em batida na MGC-122

Imagem
(Por Pablo de Mello) Um trágico acidente foi registrado no início da noite desta segunda-feira, 28 de julho, na MGC-122, no perímetro urbano da cidade de Janaúba, no Norte de Minas Gerais. A colisão frontal envolveu um automóvel de passeio e um ônibus interestadual, resultando em múltiplas vítimas fatais e mobilizando uma grande operação de resgate. O acidente ocorreu no trecho da rodovia que liga o campus da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) ao trevo de acesso ao balneário Bico da Pedra, nas imediações da entrada da cidade. Segundo informações preliminares, o carro seguia no sentido Montes Claros/Janaúba, enquanto o ônibus fazia a rota de Bom Jesus da Lapa (BA) para Belo Horizonte (MG), com 32 passageiros e dois motoristas a bordo. Cinco pessoas estavam no carro: todas morreram O veículo de passeio, ocupado por cinco pessoas — um casal, uma criança e duas mulheres adultas — seguia em direção a Porteirinha, cidade vizinha de Janaúba. Conforme apuração ini...

Norte de Minas terá Banco de Sementes

O Ministério do Desenvolvimento Agrário ajudará o Norte de Minas a criar o Banco de Germoplasma de Sementes, como forma de preservar as espécies que estão em risco de extinção. O ministro Patrus Ananias se reuniu na tarde de sexta feira com os Guardiões das Sementes, em evento realizado no histórico Solar dos Sertões, um dos mais antigos de Montes Claros, quando recebeu o pleito e se comprometeu a ajudar nesse projeto. A iniciativa é da Universidade Federal de Minas Gerais, através do Instituto de Ciências Agrárias e do Centro de Agricultura Alternativa.
O assentado Cristovino Ferreira Neto, do Assentamento Americana, mostrou ao ministro Patrus Ananias a relevância de preservação das sementes crioulas e com isso, usando produtos sem agrotóxicos. Ele salientou que ao usar sementes crioulas, os pequenos produtores acabam fugindo do sistema convencional imposto pelo mercado. Citou que na quarta-feira começaram as chuvas na sua área e no outro dia ele plantou as sementes que estavam guardadas, esperando somente que as chuvas continuem para assegurar uma boa safra.
O coordenador do Centro de Agricultura Alternativa, Ângelo Carrara mostrou ao ministro a importância de assegurar a assistência técnica às comunidades tradicionais. Ele apresentou o Plano de Agro-biodiversidade para o Norte de Minas, alertando que não pode haver descontinuidade desse trabalho, precisando sobre a ajuda do Governo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo