Em Janaúba será realizado Fórum para Gestores de Organizações Não Governamentais


Fórum para Gestores de Organizações Não Governamentais será realizado em Janaúba

Fundação Credivag vai habilitar gestores do Terceiro Setor 

A Fundação Credivag realiza no dia 27 de novembro, das 8h às 18h, no Salão do Tattersal de Leilões do Parque de Exposições de Janaúba, Norte de Minas, o 1º Fórum - Capacitação Para Gestores de Organizações Não Governamentais. O objetivo é habilitar líderes de entidades do Terceiro Setor, compreendendo desde os aspectos legais, instrumentos constitutivos, planejamento de trabalho, elaboração de projetos, captação de recursos, prestação de contas, incluindo as regras do Novo Marco Regulatório das Organizações Civil que entra em vigor a partir de Janeiro de 2016 . As inscrições já podem ser feitas nas agências do Sicoob Credivag e na Secretaria Municipal de Promoção Social de Janaúba. Será dada prioridade às instituições filiadas ao Sicoob Credivag.
Não será cobrada taxa de acesso e a previsão é de que 80 pessoas entre gestores, contadores, representantes do poder público, de empresas, estudantes e pessoas interessadas na temática participem do treinamento.
Para Nilde Antunes, Diretora Presidente da Fundação, o Fórum é grande importância na medida em que propõe capacitar, profissionalizar e atualizar os gestores das organizações não governamentais, em relação aos aspectos mais relevantes da sua gestão.
"Acreditamos também que os participantes estarão mais preparados para atuar na captação de recursos junto ao primeiro e segundo setor, bem como, para a gestão mais eficiente das organizações. Nosso trabalho começa na identificação das demandas mais latentes das comunidades carentes, na implementação de projetos ou consolidação de parcerias com entidades já existentes na nossa base de atuação. Para tanto, avaliamos de forma criteriosa, a qualidade dos serviços prestados, a transparência da gestão e os valores institucionais dessas entidades. A nossa percepção é de que não há mais espaço para o amadorismo, o nosso esforço é para que as nossas organizações que lidam sobretudo com pessoas e qualidade de vida possam ser administradas com excelência empresarial. Esse encontro visa também a troca de experiências e a produção de conhecimento", descreve Nilde Antunes.

Parceiros
A Fundação conta com o apoio do Sicoob Credivag, Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, Secretaria Municipal de Promoção Social de Janaúba, Associação Adolescente Cidadão de Janaúba e Nova Porteirinha e Miranda Marketing.
Júlio Cesar Aguiar Diniz é Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivag e do Conselho Curador da Fundação. Para ele, capacitar dirigentes e profissionais que atuam nas organizações não governamentais é uma iniciativa que merece ser reconhecida e incentivada, tendo em vista a carência de cursos e treinamentos desta natureza, o que demonstra mais uma vez que a Fundação Credivag tem exercido eficazmente o seu papel de indutora do desenvolvimento sustentável das comunidades em sua área de atuação.
"Temos plena convicção de que o 1º Fórum de Capacitação representa um marco histórico para o terceiro setor da nossa região, no sentido de estimular as melhores práticas de gestão, por meio da informação adequada, capaz de produzir conhecimento e gerar resultado", afirma Júlio Cesar.
Para o Presidente, um dos grandes problemas enfrentados pelas organizações não governamentais está na gestão, que por falta de informação acaba por seguir regras internas, muitas vezes incompatíveis com as normas legais e com os procedimentos recomendáveis, o que dificulta a execução de suas atividades normais, impede a obtenção de recursos financeiros, além de colocar em risco a própria sobrevivência da organização.
"Desta forma, o Fórum de capacitação - uma ação inovadora oportunizada pela Fundação Credivag - vislumbra proporcionar conhecimento suficiente aos gestores, a fim de que implementem melhorias em suas ações e qualidade em suas atividades, o que consequentemente possibilitará a ampliação de horizontes, a excelência na execução de suas atribuições, bem como a consolidação dos objetivos sociais inerentes às respectivas organizações do terceiro setor", conclui.
Tânia de Miranda, diretora da Miranda Marketing, acredita que somente com produção de conhecimento é que resultados positivos são conquistados.
"Esse tipo de capacitação vislumbra novas possibilidades que permitem novos relacionamentos, novas interações", afirma entusiasmada.

Fundação Credivag
Criada no ano de 2008, a Fundação Credivag é uma organização filantrópica cujo propósito é atuar como braço social da Cooperativa de Livre Admissão de Associados do Vale do Gorutuba Ltda, (Sicoob Credivag), que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas.
Atualmente, a Fundação Credivag se projeta como agente indutora das melhores práticas de desenvolvimento sustentável da região e das pessoas, por meio do estímulo à cultura, a prática de esportes, ao aprimoramento profissional e a proteção da vida em todas as suas formas. Sua atuação se dá por meio do fortalecimento de várias frentes de trabalho social, a partir da criação de projetos e da consolidação de parcerias, identificando e provocando lideranças para o empreendedorismo social.

Serviço
1º Fórum - Capacitação Para Gestores de Organizações Não Governamentais
Data de realização: 27/11/2015
Horário: 8h às 18h
Local: Tattersal de Leilões – Parque de Exposições
Cidade: Janaúba
Informações: (38) 3821-2546

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo