Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Empresário restaura igreja para comuniade de Bocaiuva

A capela estava abandonada há 20 anos
(Hoje em Dia) A Igreja São José Operário, em Bocaiuva, no Norte de Minas, foi restaurada e entregue à comunidade. A casa de oração estava abandonada há 20 anos e em estado de degradação. A recuperação do templo, conforme o Governo de Minas, foi feita pelo empresário João Henrique Pereira.
Ele comprou uma fazenda de 120 mil hectares e encontrou a igreja fechada, repleta de morcegos e com risco de desabamento. “Primeiro recuperamos o telhado para a igreja não cair”, conta o empresário.
As obras de recuperação da capela se iniciaram em 2014 e uma das preocupações do empresário era manter preservada a edificação nos moldes originais. Ele ganhou o aval da prefeitura e a colaboração da comunidade.
Alguns moradores da região foram indicados pelo pároco para a restauração da capela. Uma artista plástica que mora no município se encarregou de recuperar as imagens que compõem o acervo sacro do templo. Já o piso foi feito de forma bem artesanal por um marceneiro, recompondo o parque original em vários tons de madeira.
Nas janelas foram colocados vidros de época adquiridos em lojas de artigos de demolição em Tiradentes e Ressaquinha. Também foram recuperados o altar, o confessionário e o jardim, além do teto ter recebido um novo forro.
A capela foi reinaugurada para a tradicional festa de São José Operário, realizada todos os anos na região. “Eu fico muito satisfeito em ver a capela recuperada. Inclusive minha família, toda vez que vai à fazenda, faz questão de entrar, rezar e apreciar o local”, comenta o proprietário da fazenda que produz pimenta do reino e café.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG