Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

Imagem
Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Produtores rurais protestam em Jaíba e Integrantes do MST fecham BR-135

PRF estima que congestionamento chega
a 10 quilômetros nos dois sentidos
(G1) Duas manifestações estão sendo realizadas em cidades do Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (3). A BR-135, na altura de Bocaiuva (MG), foi fechada nos dois sentidos por um grupo liderado pelo Movimento dos Sem Terra, que reivindica a posse de quatro fazendas na região. Segundo o MST, em apenas uma delas há 55 famílias. Eles alegam que as propriedades eram improdutivas até a ocupação. A Polícia Rodoviária Federal estima que o congestionamento na via já chega a 10 quilômetros.
A outra manifestação está acontecendo em Jaíba. Produtores agrícolas do Projeto de Irrigação Jaíba (PIJ) se reuniram para protestar contra a cobrança das taxas, que estão encarecendo o uso da água e energia, e contra as condições das estradas, que dificultam o escoamento da produção. Roniel Gomes, que faz parte da organização do movimento, diz que os agricultores querem ainda a modernização do estatuto do PIJ, firmado em 1978.
“Esperamos cerca de 500 pessoas, o governo não olha para o nosso lado, para nós que colocamos o alimento na mesa dos brasileiros e que abastecemos este país”, diz Roniel Gomes.
O Projeto Jaíba começou a ser implantado na década de 1950 e está localizado entre os rios Verde Grande e São Francisco. A área inicial era de 5.680 hectares, em Mocambinho. Nos anos de 1970, o Governo Federal fez um empréstimo com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para a execução das obras de infra-estrutura coletiva e de irrigação. Já na década de 1980, as primeiras famílias foram assentadas. E na década de 1990, um novo financiamento é feito por Minas Gerais junto a outra instituição financeira estrangeira.
Entre as décadas de 1980 e 1990 surge o Distrito de irrigação Jaíba, responsável por administrar o projeto. Atualmente o perímetro de irrigação Jaíba está localizado nos municípios mineiros de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia. O destaque da produção são as frutas, principalmente limão, mamão, banana e manga. São produzidos também grãos e hortaliças. Alguns produtos são exportados para outros países.

Produtores rurais protestam em Jaíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga