Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Baixo nível da água no Rio São Francisco atrapalha travessia

(G1) As chuvas dos últimos dias não foram suficientes para amenizar a baixa no nível das águas do Rio São Francisco, no Norte de Minas Gerais. O internauta Josimar Aparecido Caixeta registrou o momento em que a balsa e os rebocadores encalharam na travessia do rio, sentido São Francisco a Urucuia, e enviou ao VC no G1.
De acordo com o internauta, a travessia neste local é realizada em 15 minutos, mas por causa do nível da água, a travessia neste dia foi realizada em quatro horas. “Moro em Urucuia e sempre utilizo essa balsa e fiquei assustado como nosso Velho Chico está seco”, afirma.
Ainda segundo Caixeta, outro porto foi improvisado no rio para manter o acesso às cidades ribeirinhas. “As chuvas desses dias possibilitaram a travessia da balsa em um novo ponto, mas quando voltar para cima tem de retirar a areia se volta a encalhar”, explica.
Nota da Redação: A Prefeitura de São Francisco informou que já decretou situação de emergência e está tentando junto aos governos estadual e federal recursos para a retirada da areia do leito do rio para permitir o trabalho da balsa.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG