Ex-prefeito José Benedito fala sobre a reabertura do frigorífico em Janaúba


(Por Armênio Pereira) Há décadas acompanhamos a movimentação do frigorífico de Janaúba. Vimos a indústria fechar e abrir por várias vezes. Acompanhamos a manifestação de vontade de grandes grupos em querer comprar esta planta e não conseguir por conta de problemas na justiça. E agora, na negociação definitiva de venda do complexo frigorífico de Janaúba não foi diferente: acompanhamos desde o início. Para falar do assunto, convidamos o autor da proposta de desmembramento das unidades da massa falida do Grupo Kaiowa, o ex-prefeito de Janaúba, agora advogando, duas especialidades em direito penal e civil Dr. José Benedito Nunes Neto, ele nos relatou a luta que foi para poder desatar os nós que cercavam a massa falida. O ex-prefeito disse que contratou uma sociedade de advogados de São Paulo que fundamentada em subsídios apresentados por ele (Dr. José Benedito) propuseram a ação que foi vitoriosa. Ele destaca a atenção dispensada, ao caso, pela juíza Jacira Jacinto da Silva da 16ª Vara Cível de São Paulo, processo número 1990.601433-0.

Valeu boi
Valeu boi! Foi com esta expressão eloquente, sempre dita pelos locutores de vaquejada quando o vaqueiro, na disputa, derruba o boi na área demarcada, e marca ponto rumo a vitória, que o ex-prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (Dr. Zé Benedito), comemorou a notícia, amplamente divulgada, sobre a reabertura do frigorífico de bovinos de Janaúba.
A alegria de Dr. Benedito soma-se a alegria de milhares de trabalhadores que direta e indiretamente perderam o emprego há aproximadamente cinco anos, o mesmo sentimento é reforçado centenas de pecuaristas, pelos comerciantes e por políticos da região que sempre querem uma vida bem melhor para todos.
Perguntado sobre o seu sentimento (expectativa), em relação à negociação e reabertura do frigorífico de Janaúba, o ex-prefeito, em resumo, disse, como de costume, que a gratidão deve se a Deus por ter aberto as portas, através da Ação Judicial realizada em São Paulo-SP, por sugestão de Dr. Moacir Nascimento de Carvalho, advogado, então seu Chefe de Gabinete. A ação obteve sucesso. Nela foi feita a proposta de desmembramento da unidade do frigorífico de Janaúba, que fazia parte de uma massa falida composta por cinco unidades frigoríficas e uma indústria de curtume. E, as empresas do ramo só se interessavam em duas das plantas. O então síndico, querendo praticar algo parecido com “venda casada”, só queria alugar, arrendar ou leiloar todas as unidades juntas, o que dificultava o fechamento de negócio. A atitude do síndico foi inclusive contestada pelo ex-prefeito que alegou em primeiro momento que a planta de Janaúba é uma unidade moderna situada em uma região que oferece opções de criação ostensiva (boi verde) e intensiva (confinamento), uma região licenciada para exportação pelo Ministério da Agricultura (MAPA), numa zona livre de aftosa e outras doenças, por isso de grande viabilidade econômica, em especial para pecuária, vez que o frigorífico em operação organizaria toda a cadeia produtiva da região. Além disso, foi alegado também pelo ex-prefeito, que todo capital deve cumprir uma função social, principalmente este frigorífico que teve incentivo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) na sua implantação, portanto dinheiro público. Por outro lado, havia empresas sérias interessadas em reabri-lo, seja em regime de arrendamento ou comprando-o.
Não deu outra, comemora o ex-prefeito,”a juíza, Jacira Jacinto, acatou a nossa tese e fundamentou seu despacho com nossas modestas alegações, foi quando deu ciência ao síndico da massa falida e mandou publicar o edital informando a todos que tinham interesse que apresentassem propostas de arrendamento ou de compra. Resultando na venda por meio de leilão de duas unidades para duas das maiores empresas do ramo do país”.
O Minerva Foods, que adquiriu a planta Janaúba é uma grande empresa e em expansão. Dr. Zé Benedito conta que recebeu os executivos do Minerva em Janaúba. “Eles nos visitaram, causaram-nos uma excelente impressão e hoje já estão em contato com a classe produtora, via Sindicato Rural de Janaúba, por seu presidente José Aparecido, que aproveito para a ele render também minhas homenagens, por ser um homem empreendedor, de grande visão e por realizar a melhor exposição de Minas Gerais, junto com sua diretoria e produtores e está dando todo apoio ao Grupo Minerva, sem o qual o frigorífico fica sem matéria-prima”.
O ex-prefeito reitera a sua alegria revelando uma aspiração “meu sonho de ver o frigorífico reaberto, pelo qual muito tentei como prefeito de Janaúba, à época, está sendo contemplado tenho a consciência que se efetivará, porque nunca sonhei sozinho. Era um sonho de toda janaúba que ressoou nos gabinetes de Belo Horizonte e Brasília, políticos de renome e compromissados nos ajudaram, mas a justiça paulista foi decisiva para desatar um nó que fazia com que o frigorífico abria e fechava, e neste jogo ficou mais fechado que aberto em seus 35 anos de existência. Agora reabrirá para ficar e crescer e tenho a honra e a alegria de ter proposto a solução que foi prontamente acatada pela justiça”.
Dr. Zé Benedito aponta: atividade agropastoril é nossa vocação desde o Brasil colônia, e, na região, a pecuária andou enfraquecida nos últimos anos, por diversas razões, entre elas a dificuldade de comercializar o boi gordo, que agora está vencida, emendando o ex-prefeito diz: vamos ver a pecuária recuperar, os confinamentos aumentarem-se e a vida dos trabalhadores e produtores melhorar, essa é a nossa expectativa e esperança que Deus nos ajude e nos abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos