“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

Depois de seca extrema, município mineiro sofre com fortes chuvas e inundações

(Por Gabriela Sales - Hoje em Dia) A cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, que decretou situação de emergência devido à forte seca, agora está em alerta devido as fortes chuvas que caem na cidade há três dias. Nesta quinta-feira (28), o município decretou situação de emergência após ser inundada pelas águas dos rios Preto e Pardo, que dá nome a cidade.
Segundo o representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Geraldo Antônio dos Santos, o temporal causou alagamentos na região central da cidade e nas zonas rurais. “Três pontes que dão acesso a cidade não resistiram à força das águas e acabaram caindo”, contou. Os moradores dos distritos de Serra Nova e Sobrados estão ilhados. 
 A principal avenida da cidade, a Beira Rio, ficou completamente tomada pelas águas. Uma casa não resistiu à inundação e ficou parcialmente destruída. No momento do acidente não havia ninguém no imóvel. A Comdec interditou o local e os moradores foram abrigados em casa de parentes. O bairro JK, que fica às margens do rio Pardo, foi um dos locais mais atingidos pela chuva, além do centro do município.  “Estamos sofrendo com a seca há dois anos. Um temporal como esse não é registrado na cidade há pelo menos 15 anos”, disse Santos. 
Conforme dados da Comdec, dez residências foram danificadas pela enchente, além de oitos estabelecimentos comerciais. O órgão ainda não realizou a medição do nível do rio, mas acredita que o volume de chuva tenha sido bastante elevado na região, o que favoreceu o alagamento da cidade. “Na seca, o rio Pardo havia praticamente secado, agora está acima da média”, disse a secretária de Governo e Administração, Andreia Almeida.
A Defesa Civil pediu reforço do Corpo de Bombeiros de Janaúba para fazer a retirada das famílias por meio de barcos. O órgão também comunicou a Defesa Civil do Estado sobre a situação da cidade. 
Se há dois dias moradores da cidade de Rio Pardo de Minas, agradecia pela chuva nas redes sociais, agora olha apreensiva para o céu. Segundo a estudante Analuz da Cruz, de 18 anos, muitos moradores da zona rural perderam animais na enchente. “A chuva acabou levando o pouco que a seca deixou. Porcos e galinhas foram levados pelo rio”, contou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro