Reunião entre índios e MPF termina com promessa de um novo encontro

Reunião entre índios da tribo Xacriabá, de São João das Missões, no Norte de Minas, que ocuparam o prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, na manhã desta terça-feira (26) e PF, PM e Ministério Público Federal terminou com a promessa de uma nova reunião nas próximas semanas. Os índios irão passar a noite no prédio e se comprometeram a deixar o local nesta quarta-feira (26). Os oito funcionários que estavam no prédio conseguiram deixar o local após a reunião.
Segundo o delegado da Polícia Federal (PF) na cidade, Cristiano Campideli, os cerca de 70 manifestantes pedem por melhorias na saúde da cidade onde vive a tribo e também desejam que a gestora da Funasa, identificada como Elizabeth, deixe o cargo. Ela não teria cumprido promessas que fez aos índios.
Ainda segundo a PM, por volta das 10h30, o grupo indígena tomou o local e impediu que funcionários deixassem o prédio, fechando o portão. A manifestação indígena é pacífica, até o momento.
Aos poucos os funcionários foram sendo liberados, a começar por pessoas que se sentiram mal e por mulheres que estão amamentando.
A reunião entre as lideranças indígenas, PF, PM e Ministério Público Federal iniciou às 13h e só terminou no fim da tarde desta terça-feira. Ficou acordado que uma nova reunião, ainda sem data definida, será marcada para debater os pontos questionados pelos índios.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos