Norte é Minas, no próximo sábado, em Matias Cardoso

Matias Cardoso se enfeita para se transformar na capital de Minas Gerais no próximo sábado 08/12, com a realização da quinta edição do “Dia dos Gerais”. Nesta edição serão homenageados 18 personalidades. As Medalhas Matias Cardoso (para homens) e Maria da Cruz (para mulheres), criadas pelo Decreto 45.649, de 18 de julho de 2011, em comemoração ao Dia dos Gerais, são destinadas a distinguir o mérito cívico de personalidades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado.
A solenidade do próximo sábado contará com representantes do governo de Minas, magistrados, deputados federais e estaduais e prefeitos.
A aprovação em segundo turno pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 21/2011) que cria o ‘Dia dos Gerais’ e transforma a cidade na terceira capital simbólica de todos os mineiros a cada 8 de dezembro, aconteceu no dia 06/11.
Para aprovação da PEC 21, o autor deputado Paulo Guedes, contou com a colaboração da bancada de deputados do Norte de Minas, Luiz Henrique Santiago, Luiz Tadeu Martins Filho, Arlen Santiago, Ana Maria Resende, Gil Pereira e Carlos Pimenta, na mobilização dos outros colegas de parlamento pela sua aprovação e aos integrantes do Movimento Catruamano – AMAMS, Fundações Darcy Ribeiro e Genival Tourinho, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e Unimontes e as prefeituras de Matias Cardoso, Montes Claros e Pedras de Maria da Cruz, e ao professor João Batista Costa, o Joba Costa, por ter iniciado as pesquisas.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, a proposta aprovada pelos deputados mineiros, de transferência simbólica do poder estadual a cada 8 de dezembro para Matias Cardoso é o reconhecimento do destaque histórico que a cidade teve na formação das primeiras povoações no Estado.

DIA DOS GERAIS
O Dia das Gerais é o resultado da campanha patrocinada pelo Movimento Catrumano, de Montes Claros, que decidiu comemorar a data em 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. É ainda uma tentativa de patrocinar uma revisão histórica da fundação do Estado.
Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e também considerados outros registros feitos por viajantes e estudiosos da época, descobriu-se que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco. Fato que, segundo o professor João Batista Costa, remete ao reconhecimento tardio do município Matias Cardoso como primeiro povoado plantado nas imensidões dos gerais.
O governador Antonio Anastasia (PSDB) chegou a participar da cerimônia do ‘Dia das Gerais’, em dezembro de 2009, quando ainda era pré-candidato ao governo de Minas.

HOMENAGEADOS

MEDALHA MATHIAS CARDOSO

Luiz Carlos Gomes da Mata – Desembargador do TJMG

Luiz Carlos Biasutti – Desembargador aposentado

José Aparecido Gomes Rodrigues – Promotor de Justiça

Marcos Paulo de Souza Miranda – Promotor de Justiça

Sebastião Eustáquio de Paula – Prefeito eleito em Verdelândia

Caio Barros Cordeiro – Assessor-Chefe da Assessoria de Relacionamento Institucional da SECRI

Zanone Ribeiro Coelho – Assessor Parlamentar

Edson Raimundo de Souza – Empresário

MEDALHA MARIA DA CRUZ

Ana Lucia Almeida Gazolla – Secretária de Estado de Educação

Aluisia Beraldo Ribeiro – Promotora de Justiça

Marilza Pereira de Souza Mendes – Vice-Prefeita eleita em Nova Porteirinha

Olivia Pereira de Loiola – Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros

Eunice Loyola Antunes Pereira – Professora

Mirian Margarida de Oliveira Balieiro Gomes – Professora

Maria de Fátima Turano – Professora

Andrea Maria Versiani Santiago – Mestre em Desenvolvimento Social

Maria das Mercês Borém Corrêa Machado – Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes

Adrianna Belli Pereira de Souza – Advogada


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos