Um princípio de incêndio em uma barraca de pastel mobilizou equipes de segurança na noite da última sexta-feira (30 de maio), por volta das 22h, no interior do parque de exposição da 42ª ExpôJanaúba. Três pessoas sofreram queimaduras, mas a rápida ação de populares e da Polícia Militar evitou maiores proporções.
Segundo relatos de testemunhas, o fogo teve início em um canto da barraca, próximo ao cilindro onde a massa do pastel é trabalhada e também perto de uma fritadeira. A causa exata do incêndio ainda não foi determinada, mas as hipóteses levantadas incluem curto-circuito, superaquecimento do óleo da fritadeira ou alguma fonte externa de ignição.
A pronta e imediata resposta de proprietários e funcionários de outras barracas vizinhas, com o apoio da Polícia Militar, foi fundamental. Utilizando extintores disponíveis nas proximidades, eles conseguiram conter as chamas antes mesmo da chegada do Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba.
No incidente, três pessoas ficaram feridas por queimaduras: A.M.X.G.R., 35 anos, C.A.S.A., 36 anos, e T.G.G.S., 23 anos. Todas foram prontamente socorridas pela equipe do serviço médico do posto de saúde montado pela Prefeitura na estrutura do evento e, posteriormente, encaminhadas ao Hospital Regional de Janaúba para atendimento.
Ao chegar ao local, a equipe de Bombeiros constatou que o fogo já estava debelado e as vítimas haviam sido transportadas. O trabalho da guarnição se concentrou em avaliar as condições do local, dimensionar os danos, relacionar os itens danificados e prestar apoio e orientações ao proprietário. Entre as recomendações, destacou-se a necessidade de revisão do sistema elétrico das instalações e a atenção redobrada ao manuseio de produtos como o óleo de cozinha, que em altas temperaturas se torna um material combustível.
Com o intuito de evitar acidentes futuros, o Corpo de Bombeiros Militar de Janaúba reforça a orientação para que os barraqueiros e expositores verifiquem fielmente as condições da instalação elétrica e dos equipamentos, e se certifiquem da capacidade extintora e adequação dos extintores disponíveis para as classes de incêndio correspondentes (com a ressalva de jamais utilizar água em princípios de incêndio envolvendo materiais elétricos ou líquidos inflamáveis).
Graças a um planejamento prévio de segurança para o evento, a guarnição da viatura de combate a incêndio se manteve a postos, garantindo a segurança e o apoio necessário após o incidente. Uma fiscalização pós-sinistro foi realizada nesta segunda-feira (02 de junho), e todos os extintores utilizados já foram devidamente substituídos pela organização do evento, que também segue acompanhando a assistência às vítimas hospitalizadas e aos demais envolvidos.
Comentários
Postar um comentário