Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Nova Porteirinha: Defesa Civil realiza vistoria e identifica riscos de desmoronamento em imóveis

Na tarde desta segunda-feira (13), o 7º Pelotão de Janaúba, em parceria com representantes da Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura de Nova Porteirinha, realizou uma vistoria em duas residências da cidade, localizada no norte de Minas Gerais. A ação identificou graves riscos estruturais, atribuídos às intensas chuvas que vêm atingindo a região.

Em uma das moradias, os técnicos constataram o risco iminente de desmoronamento de um barranco situado acima da casa. A situação foi agravada pela instabilidade do solo, evidenciada por sinais como exposição de raízes de árvores, trincas, rachaduras e infiltrações nas paredes próximas ao barranco, que já cedeu parcialmente, encostando na estrutura do imóvel.

Outro imóvel vistoriado, localizado em um endereço distinto, também apresentou problemas estruturais. Desocupada atualmente, a residência exibe sinais de deterioração, com uma das paredes cedendo devido à instabilidade do terreno, que foi diretamente impactado pelas chuvas recentes.

Os órgãos envolvidos classificaram as áreas como de alto risco e destacaram a necessidade de ações emergenciais para evitar tragédias e garantir a segurança dos moradores. Representantes do município informaram que medidas cabíveis serão tomadas, incluindo o monitoramento constante e, possivelmente, a relocação das famílias em áreas vulneráveis.

A vistoria reforça a urgência de ações preventivas em localidades suscetíveis a desastres naturais, especialmente durante o período chuvoso, quando o risco de deslizamentos e desmoronamentos é significativamente ampliado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo