Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Seleção Seriada: UFVJM está com inscrições abertas para processo que avalia estudantes após cada série do Ensino Médio

Campus da UFVJM em Janaúba — Foto: UFVJM.

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está com inscrições abertas para a Seleção Seriada (Sasi). O prazo segue até 14 de agosto e os estudantes podem se candidatar pela internet. A instituição tem unidades em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí.

Por meio do processo, o estudante é avaliado após o término de casa série do Ensino Médio. A classificação dos candidatos ocorre por meio da média das notas obtidas nas três etapas que compõem a avaliação:

1ª etapa: prova com os conteúdos referentes ao 1º ano do Ensino Médio; (veja o edital aqui)

2ª etapa: prova com os conteúdos referentes ao 2º ano do Ensino Médio; (veja o edital aqui)

3ª etapa: Não tem prova. A UFVJM aproveita a nota do Enem realizado no ano referente à 3ª etapa da Sasi. Mas o candidato tem que fazer a inscrição normalmente, escolhendo o curso e o grupo de vagas ao qual deseja concorrer (veja o edital aqui).

“Caso o estudante não participe da 1ª etapa no tempo certo, é permitida a realização das 1ª e 2ª etapas juntas. Vale ressaltar que, ao final de cada etapa, o candidato tem acesso à nota obtida, e a escolha do curso pretendido é feita apenas na 3ª etapa”, informou a universidade.

No caso das duas primeiras etapas, as provas serão realizadas em 20 de outubro deste ano e o extrato de notas sai em 30 de março de 2025.

Para a terceira etapa, o resultado final ocorreu 20 dias depois da liberação das notas do Enem 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG