Bocaiuva: ônibus com mercadorias com indícios de importação irregular é retido pela Receita Federal


Um ônibus com mercadorias com indícios de importação irregular foi retido pela Receita Federal em Bocaiuva nesta quinta-feira (8). A ação contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e foi realizada na BR-135.

Segundo a Receita Federal, o veículo com placa de Montes Claros estava transportando mercadorias avaliadas em R$ 300 mil, em sua maioria eletrônicos.

“Motorista e ocupantes não conseguiram apresentar documentos fiscais que comprovassem a regularidade da operação”, detalhou a Receita Federal.

Por esse motivo, o ônibus e os produtos foram retidos e encaminhados para o depósito da Receita.

“A apreensão do veículo é prevista em lei, na medida em que, quando abordados pela Receita Federal, ficou constatado que as mercadorias eram de procedência estrangeira e estavam desacompanhados de documentos fiscais, como o conhecimento de transporte. É obrigação do transportador apresentar os documentos fiscais correspondentes às mercadorias.”

Após a apreensão, é aberto um procedimento administrativo, no qual a empresa pode apresentar sua defesa.

Se comprovadas as irregularidades, poderá ser decretada a pena de perdimento dos produtos e do próprio veículo. Além disso, ao final do procedimento, é possível que seja lavrada uma representação fiscal para fins penais endereçada ao Ministério Público Federal contra a empresa e seus responsáveis, que poderão responder criminalmente pelos seus atos", explicou a Receita.

Se houver o perdimento, a Receita Federal dá o destino para os bens. Se forem produtos de importação proibida, a destruição é providenciada. Há ainda a possibilidade de leilão das mercadorias, sendo que a renda é revertida aos cofres públicos.

A ação desta quinta faz parte do trabalho de monitoramento e inteligência realizado pela Receita Federal e forças policiais na região.

“Por meio de análises de risco e cruzamento de dados fiscais, a Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal passa a acompanhar a movimentação de veículos e pessoas pelas estradas que apresentam indícios de prática de ilícitos, como o contrabando e o descaminho. Passo seguinte, são alvo de abordagens."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos