Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Unaí: Polícia Civil cumpre mandados em quatro estados durante operação que investiga grupo especializado em furtos de máquinas agrícolas



(Por Marina Pereira, Rodrigo Barbosa, g1 Grande Minas) A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (21), a 3ª fase da operação Harvest Time que investiga uma organização criminosa, estruturada em Unaí, no Noroeste de Minas, especializada em furtos de tratores e equipamentos agrícolas.

Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. Até a última atualização desta reportagem, sete alvos haviam sido presos nos municípios de Unaí, Paracatu e São Paulo. Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Unaí, Paracatu, Piracanjuba (GO), Primavera do Leste (MT), Cuiabá (MT) e São Paulo.

A primeira fase da operação foi realizada no mês de maio e resultou na prisão de três homens de 32, 30 e 23 anos. Na época, a polícia informou que o grupo agia como prestadores de serviços agrícolas para as vítimas, ganhando acesso facilitado nas fazendas, mapeando onde estariam as peças e tratores, além de garantir uma falsa legitimidade aos compradores.

“Na primeira fase, identificamos um núcleo dessa organização que exercia a função de liderança, eles eram responsáveis pelo planejamento intelectual, operacional e articularam uma rede de outras pessoas para a prática de diversas condutas”, disse a delegada Gabriela Mol Câmara em entrevista coletiva, realizada nesta terça-feira (21).

A delegada esclareceu que após essas primeiras prisões, foram localizados tratores furtados e a polícia identificou outros envolvidos no esquema.

“Após efetuarmos a prisão dessas pessoas que faziam parte do núcleo, localizamos algumas máquinas furtadas. A terceira fase [realizada hoje] traz as prisões relacionadas as outras atividades que complementavam a estrutura da organização. Temos pessoas investigadas por prestarem informações privilegiadas de dentro da fazenda, identificamos pessoas que atuavam na ocultação dos objetos após os furtos e também na comercialização”, falou a delegada.

Ao todo, quatro tratores e dois automóveis foram recuperados durante todas as fases da operação. Segundo a Polícia Civil, a estimativa é de que o prejuízo chegue a R$ 2,3 milhões.

Setenta e oito policiais participaram da 3ª fase da operação que contou com apoio aéreo da Coordenação Aerotática (CAT) da Polícia Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG