Ex-prefeito de Itacarambi, foragido há 9 anos, é preso por desvio de verba


O ex-prefeito de Itacarambi, no Norte de Minas Gerais, Rudimar Barbosa, foi preso durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Montes Claros, na segunda-feira (13/11). Ele estava foragido desde 2014, quando foi condenado por fraude de processo licitatório e crime de responsabilidade por se apropriar de bens ou rendas públicas. Rubinar esteve à frente da administração do município entre 2009 e 2012.

“Usando técnicas especiais de investigação e após trabalho de inteligência, equipes do Gaeco Regional de Montes Claros conseguiram localizar e prender o ex-prefeito escondido na cidade de Montes Claros”, informou o Ministério Público de Minas Gerais.

Na época em que os crimes foram cometidos, o Ministério Público de Minas Gerais apurou que o ex-prefeito e outros agentes públicos fraudavam um processo licitatório destinado à aquisição de ônibus para a Secretaria Municipal de Educação de Itacarambi. Além disso, ainda segundo o órgão, com aquisição de veículos superfaturados, os envolvidos desviaram valores do município.

Segundo as investigações, somente em Januária e Itacarambi, entre o fim de 2011 e o fim de 2012, foram desviados cerca de R$ 5 milhões por meio de fraudes em licitações para aluguel de máquinas e contratação de serviços de limpeza pública, pavimentação de ruas e outras obras.

Após o trânsito em julgado da condenação, a Vara Criminal de Execuções Penais e da Infância e Juventude Infracional e de Precatórias Criminais da Comarca de Januária expediu o mandado de prisão contra o ex-prefeito. No entanto, na época ele não foi encontrado e, por isso, considerado foragido.

Por meio de nota enviada ao portal G1, o advogado de Rudimar Barbosa, Petrônio Fernandes, afirmou que a prisão do ex-prefeito não possui base legal e se aconteceu em virtude de um mandado de uma pena já cumprida por seu cliente. “E é (a prisão) objeto de recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça, por meio de Habeas Corpus para que seja revogada.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe