Câmara de Nova Porteirinha aprova repasse anual de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo

Imagem
Reunião realizada no dia 11 de julho. Foto: Pablo de Mello. Em sessão realizada no último dia 11 de julho, a Câmara Municipal de Nova Porteirinha aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a realizar ajuda de custo anual no valor de R$ 40 mil ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Janaúba. A iniciativa representa um avanço significativo na política de assistência social do município, especialmente no cuidado com os idosos. A aprovação contou com o apoio da maioria dos vereadores. Apenas dois parlamentares — Tereza do Social e Rona Cabeção — optaram por se abster. Os demais reconheceram a importância do projeto, destacando o impacto direto na vida de idosos de Nova Porteirinha, que hoje dependem da instituição sediada em Janaúba, já que o município ainda não conta com um abrigo próprio. Compromisso com os idosos O vereador Marcos Paulo, um dos principais defensores da proposta, destacou a relevância social da medida: “É um valor ainda modesto, mas repres...

Espinosa: 'a sensação é de muito alívio, pois pensei que ele ia morrer’, celebra mãe de bebê que foi salvo após se engasgar com biscoito

Para o alívio da família, Artur foi salva após se engasgar com um biscoito — Foto: Arquivo pessoal

Artur foi levado para o hospital e após análise médica, ganhou alta — Foto: Arquivo pessoal

(Por Nátila Gomes, g1 Grande Minas) Artur Santana Nascimento só tem quatro meses de vida e já tem muita história para contar. Ele veio ao mundo no dia 03 de dezembro, mas, nesta quinta (19), nasceu de novo. Enquanto comia biscoito, ele se engasgou e, felizmente, conseguiu ser salvo por militares.

‘A sensação é de muito alívio, pois pensei que ele ia morrer’, celebrou a mãe Lindaura Santana.

O incidente com final feliz aconteceu no início da tarde desta quinta, no povoado de Melada, na zona rural de Espinosa, Norte de Minas Gerais. Segundo os militares que atenderam a ocorrência, eles estavam no quartel, quando receberam a ligação com pedido de socorro.

A mãe de Artur disse que criança estava sem respiração e coloração roxa. “Eu estava sentada com ele, dei um pedaço de biscoito, percebi que o biscoito quebrou uma parte e ele acabou engolindo. Eu fiquei desesperada porque ele começou a sair sangue pela boca, ficou com o rosto todo roxo, pensei que ele estava morto. Minha cunhada ligou para a polícia, mas não esperei e fomos levar ele para o hospital, no meio do caminho topamos com a viatura”, relatou Lindaura.

O cabo Renato Cardoso, da Polícia Militar de Meio Ambiente, e o soldado Edvan Aquino, foram os responsáveis por socorrer o menino. “A gente encontrou ele no colo da mãe, já com a cabeça completamente roxa, corpo todo mole, com sangramento pelo nariz e boca. Colocamos ele de cabeça para baixo, fiz manobras próximo ao pulmão, aí ele começou a voltar a respiração”, relatou o cabo Renato.

Após o susto, os militares levaram a criança ao Hospital para verificar se não tinha alguma obstrução e se o bebê não tinha ficado com alguma sequela. “Não tem como explicar a sensação de ter salvado uma vida. Pois a vida é o bem maior que o ser humano pode ter, ainda mais uma criança tão pequena, que tem tanta coisa para viver. Para eu que sou pai, fico imaginando se fosse com meu filho, como eu ficaria. Felizmente, a criança sobreviveu”, comemorou o cabo Renato Cardoso.

Após avaliação médica, Arthur ganhou alta ainda na tarde quinta e, segundo a mãe, passa bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo