Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Januária, Posto de saúde é vandalizado e equipamentos são danificados



(Por Nátila Gomes, g1 Grande Minas) Vândalos invadiram um Posto de Saúde, no bairro Cerâmica, em Januária, e quebraram os equipamentos utilizados no atendimento aos pacientes.

Ao g1, a secretária de saúde do município, Luciene Almeida, informou que a ação ocorreu neste domingo (12), mas o crime só foi descoberto pelos funcionários na hora em que eles chegaram para trabalhar na unidade na manhã desta segunda (13). Conforme a secretária, os prejuízos incluem perda de vacinas e de equipamentos.

“Quando a equipe chegou hoje, às 7h, encontrou o posto todo bagunçado, com todas as portas abertas, documentos e vacinas no chão, os materiais utilizados no atendimento aos pacientes como luvas, blocos de receituário, medicamentos… tudo danificado. Nós perdemos todas as vacinas porque eles desligaram a câmera fria. Ao todo, foram 285 doses perdidas, entre vacinas de rotina e contra a Covid. Os prejuízos são incontáveis, também tivemos aparelho de inalação quebrado, eles até jogaram na água um aparelho utilizado nas sessões de fisioterapia. É muito triste, porque não é só um prejuízo financeiro para o município, mas toda a população também foi prejudicada, pois tivemos que suspender o atendimento na unidade”.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado e, segundo a secretária, todas as fechaduras do local foram trocadas pois os suspeitos levaram as chaves das portas.

Na tarde desta segunda, o delegado da Polícia Civil, William Fernandes de Araújo, informou ao g1 que o caso será investigado e que os suspeitos já foram identificados, sendo crianças e adolescentes.

“Ontem, por volta das 17h, quatro crianças, entre 7 e 11 anos, já identificadas entraram nesse posto de saúde, através de uma janela que estava parcialmente aberta. Eles vandalizaram o local, danificaram vacinas, promoveram algumas depredações internas, e subtraíram alguns bens, principalmente bens de escritório como canetas, cadernos, alguns itens médicos, um aparelho medidor de pressão, e um teclado de computador. A equipe deslocou a unidade logo que soube do fato, e conseguiu chegar em um endereço. Lá, em contato com um dos pais dessa criança, conseguimos verificar quais eram”, explicou o delegado.

O delegado explicou, ainda, que existe um procedimento investigativo em andamento e deve ser concluído ainda essa semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira